domingo, dezembro 04, 2011

Comandante que não aparecia no quartel há um mês apresentou demissão


O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, que esteve mais de um mês sem aparecer no quartel e raramente atendia as chamadas dos bombeiros, José Sousa, apresentou a demissão no final de Novembro depois de O MIRANTE ter noticiado a situação. Paulo Nogueira é agora o comandante interino.



Recorde-se que a direcção ameaçava abandonar a associação no final do ano caso a situação se mantivesse. Numa última reunião entre o comando e a direcção ficou mesmo decidido que ou o comandante abandonava o cargo ou a direcção demitia-se.



Na origem das divergências estão diferentes visões. O anterior comandante, José Sousa, defende que a razão de existência dos bombeiros é o socorro enquanto que a direcção quer apostar em serviços mais rentáveis, como o transporte de pessoas com deficiência, por exemplo, para conseguir angariar mais receitas e manter assim as contas da associação com saldo positivo.



A demissão foi apresentada via e-mail à direcção da corporação. A decisão foi comunicada pelo presidente da direcção ao Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e comandante operacional municipal. José Sousa, que foi comandante durante mais de quatro anos, solicitou a passagem ao quadro de reserva com a sua categoria anterior de bombeiro de primeira. Segundo as novas regras teria que ter estar pelo menos 15 anos no cargo para permanecer como comandante no quadro de honra.



A actual direcção tinha dado ao operacional um prazo de saída que não foi cumprido e por isso os dirigentes vão manter a palavra e assegurar apenas a gestão corrente da associação até novas eleições. “Não queremos o deixar o barco andar à deriva, sublinha o presidente da direcção, Fernando Fonseca.



A direcção vai ficar até deixar aprovado o orçamento para 2012 que já está delineado. Entre o final de Janeiro e princípio de Fevereiro serão convocadas novas eleições, tal como já estava previsto. Fernando Fonseca não põe de lado a hipótese de voltar a recandidatar-se ao cargo.



A direcção entende que a corporação precisa de um novo comandante que volte a trazer ao quartel a disciplina “que está em défice” mas até às próximas eleições não irá nomear um comandante deixando essa responsabilidade para a próxima direcção. Paulo Nogueira, 38 anos, bombeiro desde os 14, funcionário da instituição e voluntário, ocupará até lá agora as funções em regime de substituição.


O Mirante
 

Sem comentários: