quinta-feira, março 06, 2008

Erro da central telefónica atrasa socorro a vítima de hemorragia


Um alegado erro do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) provocou um atraso na prestação de socorro a um médico de 51 anos, com graves hemorragias, que acabou por falecer a 500 metros do quartel dos Bombeiros de Samora Correia, Benavente.

A família ligou para o 112 a pedir uma ambulância e, ao que O MIRANTE apurou, por lapso foi activada uma ambulância de Almeirim para responder à emergência o que atrasou o socorro.
Quando chegou ao local a viatura médica de Vila Franca de Xira a vítima já se encontrava em paragem cardio-respiratória.
Jorge Bento, médico do Hospital de Vila Franca, tinha feito intervenção cirúrgica à traqueia. Faleceu na madrugada de 28 de Fevereiro.

O comandante dos bombeiros de Samora Correia, Miguel Cardia, não se conforma com a confusão gerada. “Que esta situação não sirva apenas para mais uma punição exemplar de quem errou, pois o que está mal é a teimosia e o autismo patente no sistema”.

A família admite processar o INEM, que já admitiu que houve falha grave e vai abrir um inquérito para apurar responsabilidades.

Jornal “O Mirante”.

Mais um erro lamentável da central CODU de difícil compreensão, como foi possível que nenhuma identidade envolvida, não se tenha apercebido que existia um quartel de Bombeiros a 500 metros do local da ocorrência?

Situações idênticas acontecem frequentemente a nível nacional, principalmente quando a central CODU prefere acciona as ambulâncias de socorro do INEM, ignorando completamente as ambulâncias de socorro dos corpos de Bombeiros locais, que se encontram mais perto das ocorrências, pondo em risco o socorro ao cidadãos.

Sem comentários: