quarta-feira, janeiro 09, 2008

TAS vs TAE


Em Portugal a nível de emergência existem situações inéditas, no curso de Tripulantes de Ambulância de Socorro administrado pelo INEM os formando que frequentam a mesma acção de formação no final do curso os são designados de duas maneiras diferente, uns são chamados Técnicos de Emergência Médica “ TAE “outro são Tripulantes de Ambulância de Socorro “TAS”.

Uma situação inédita em Portugal e mesmo na Europa, onde para o mesmo tipo de formação dado pela mesma identidade formadora, existem dois perfis saída profissionais no final da acção de formação.

Na pesquisa efectuada, a existência dos Tripulantes de Ambulância de Socorro esta devidamente regulamentada na lei portuguesa, quer a nível da sua formação quer a nível das suas competências, bastando consultar a Portaria nº439/93 de 27 de Abril de 1993ou a Agencia Nacional de Qualificações “ANQ” , somente não esta regulamentada a tabela salarial nem a progressão de carreiras, uma situação estranha.

A situação dos Técnicos de Emergência Médica, a sua existência somente esta dependente da existência de um concurso publico para a contratação de pessoas para tripularem as ambulâncias de socorro do INEM, onde se pede que as pessoas sejam preferencialmente Tripulantes de Ambulância de Socorro, que depois de assinarem contrato com o INEM, passam por artes magicas a Técnicos de Emergência Médica, não existindo lei portuguesa nada que defina a sua formação e competência técnicas, nem existe qualquer referencia a essa actividade profissional em outros organismo publico que regulamentam as actividades profissionais existentes no país, mas o presidente do INEM e o Ministro da saúde no seu Show-Of constante, defendem que esses indevidos são pessoas altamente qualificadas na área da emergência e do socorro, diferencia-los de outros profissionais, mas na verdade não passam de tripulantes de Ambulância de Socorro, idênticos aos que existem nos Bombeiros Portugueses e na Crus Vermelha Portuguesa.

34 comentários:

Administração disse...

A vergonha continua !Neste páis do faz-de-conta tudo é possivel.Até o proprio INEM consegue "arranjar" para o mesmo curso designaçoes diferentes!O degredo sa saude em Portugal já atingiu todos os sectores da emergencia.Começa na chamada telefonica onde se sabe de situaçoes ineditas,passa pelo socorro pre hospitalar que por vezes tem coisas que "só deus sabe"(e quem é tripulante tem conhecimento do que estou a falar),até ao proprio hospital.(ve o artigo do bombeirosparasempre).

Abraço

Anónimo disse...

Será difícil compreender a diferença?

Irrita-me profundamente os fundamentalismos de parte a parte. Posts destes, só podem resultar disso mesmo e de sentimentos de inferioridade que em nada favorecem a nossa causa (sim, sou bombeiro e mais nada).

Ora eu conheço TAE's e Bombeiros.
TAE's trabalham no INEM.
Bombeiros trabalham nos Bombeiros.
Ambos estão/podem estar habilitados com o curso TAS.

Será difícil perceber que TAE/bombeiro é uma categoria profissional (ou lá o que quiserem chamar) e TAS é um curso que foi dado a esses elementos para desempenharem uma determinada função?????

Não me parece difícil... Vá lá... Só um esforço!!

Paulo Ferreira disse...

Desculpa, mas qual foi a parte que não percebeste?
Que bases legais tens para defender a tua opinião?

Não existe fundamentalismo, só se existir por parte do INEM em não chamar as pessoas pelos os seus nomes para proveito de imagem, ou ainda não te apercebeste disso?

Luz disse...

Passa por lá... Tenho lá uma coisinha.

Anónimo disse...

Bases legais... hum... Lei orgânica do INEM, por exemplo. Para não falar da diversa legislação sobre bombeiros.

E os bombeiros chamam TAS aos TAS ou chamam bombeiros??? lolada

Paulo Ferreira disse...

Quando se exerce uma actividade profissional a pessoa tem que ter documentação que a credita profissionalmente a exercer uma actividade, a nível das tripulações das ambulâncias actualmente existem duas categorias conhecidas, o curso de tripulante de ambulância de transporte, TAT e o curso de tripulante de ambulância de socorro TAS, onde essa formação e competências esta devidamente regulamentada em decreto-lei.
Independente da identidade para qual se preta um determinado serviço, essas pessoas são reconhecidas profissionalmente e legalmente como TAT ou TAS, desde que executem as suas funções na área para qual foram formadas.
Certamente não tem lógica as identidades mudar o nome da categoria profissional reconhecida legalmente, somente porque trabalham para a instituição X ou Y, onde a categoria profissional legalmente reconhecida “A” passou-se a chamar “C” porque assim entenderam, mantendo as mesmas funções e competências técnicas idêntica a outra actividade legalmente reconhecida, com agravante essa nova actividade profissional somente existe nessa instituição e não esta regulamentada a nível legal em lado nenhum, somente num concurso público para contratação de funcionários
Em suma, estamos em Portugal esta mais que visto tudo é permitido, um dia desse um hospital contrata enfermeiros e depois de assinarem um contrato passam por arte magica passam a chamar tudo menos enfermeiros., o mesmo que esta a acontecer com os TAS, porque é que será?

Anónimo disse...

O que faz do TAS ser TAE (Técnico) é possuir 12º Ano e Curso de DAE.

Anónimo disse...

ola sou estudante, e na minha licenciatura foi.me dado uma formação de suporte basico de vida, fiquei fascinado com as historias do meu prof (medico no INEM) será que me podem informar onde posso tirar o curso de TAS? tenho que ser bombeiro
?obrigado

Paulo Ferreira disse...

Desculpa, então sou TAE e não sabia, tenho 12 ano e tenho o curso de DAE, então porque é que o INEM põe no cartão tripulante de ambulância de socorro?
Tenta arranjar outra desculpa.

Se queres ser tripulante de ambulância de socorro tens que ser Bombeiros e teres os pré requisitos todos para poderes frequentar o curso de tripulante de socorro na ENB, ou então vais trabalhar para o INEM, não necessita de pré requisitos.

Anónimo disse...

meus amigos tenho 46 anos cheguei agora a casa,são 4 h da manhã vindo de um exama de secorrista feito na cruz vermelha,na prova escrita tive 2 valores, na prova oral e pratica nao me deram a conhecer eramos 4 pessoas de cada vêz para exame, dois homens,e duas mulheres,de um total de 12,porem a primeira mulher a comecar o exame pratico era do meu grupo, chorou sempre, e não o conseguiu o pouco que conseguio demurou 60minutos fazer,quando chegou a minha vêz sei que não fiz tudo correto mas não chorei e até fiz algo bem,e em menos tempo mas fiquei triste, a formadora chumbou-me,aconteceu o mesmo a outro colega.Vou dar a conhecer a quem de direito.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS. JJJ.

Ainat disse...

Falar sem saber...
então aqui vai...
TAE:Tecnico Ambulâncias Emergência, formação efectuada no INEM.
TAS:Tecnico Ambulâncias de Socorro, formação efectuada na Escola Nacional de Bombeiros.Existe TAE que também são bombeiros e fazem serviços em ambulâncias dos bombeiros,assim como existe TAS que fazem serviços em ambulâncias INEM.É pena não existirem mais viaturas INEM,são exactamente iguais às outras dependendo apenas dos euros que os bombeiros têm para as equipar.
Mais algum esclarecimento? Há!! Para ser bombeiro não basta ter o 12º ano e ter o curso DAE.As urgências passam muito além duma RCP.
Já agora... Bombeiros precisam-se em toda a parte do mundo! Não queres ser mais um? Hoje eu, amanhã tu...

Rico disse...

Boa Ainat... Exactamente..
TAS ou TAE é exactamente a mesma coisa, simplesmente a formação é dada em escolas diferentes mas com a mesma base claro!! A unica diferença é que, para formação TAS tem de se ser bombeiro ou não entrava na ENB, e para formação TAE não precisa ser bombeiro.Mas os bombeiros estão em vantagem.. Podem frequentar as duas escolas.
Beijocas a todos..

Anónimo disse...

Nao quero ofender ninguem, mas parece me que a maior parte de voces nao sabe o que diz.

TAT . TAS . TAE

TAT todos sabem e ninguem ta a discutir isso.

TAS E TAE - Ambus dados no inem ou no caso do TAE pode ser dado na escola nacional de bombeiros COM e REPITO COM autorizacao do INEM e na presenca do mesmo, porque e um curso que so é certeficado pelo mesmo.

Diferencas?? Nenhumas, sao iguais.

O INEM disponibiliza vagas para os Bombeiros, Cruz vermelha. E sao ltodos TAS os que tranbalham no inem, tem um cartao igual aos outros mas nas costas diz TAE.

Cuidem-se, informem-se, e leiam muito. Nao vao naquilo que os outros dizem.

Abracos
Anonimo

FB disse...

Boas..
As desculpas vêm de todos os lados, são das mais variadas formas e feitios..
Mas já alguém parou para pensar no SOCORRO em concreto??
Afinal não é para isso que os TAS/TAE servem? Para socorrer da melhor forma que podem e sabem?
Neste momento resumimos as diferenças aos TAS que têm sempre que se desenrascar sozinhos enquantos alguns TAE (os das SIV) têm o apoio do colega de equipa que é enfermeiro, considerado em alguns casos uma mais-valia.
Mas por favor, ponham o SOCORRO acima de qualquer diferença.
Andamos todos a trabalhar para o mesmo, sejamos TAS ou TAE.

Anónimo disse...

Eu sou bombeiro, tenho o curso de TAS desde 1998 tirado na ENB, as únicas diferenças do TAS para o TAE são que os bombeiros durante o curso têm uma semana de desencarceramento, os bombeiros têm de cortar chapa e estabilizar um veiculo enquanto o TAE só aprende a fazer imobilizações num acidente mas de resto é praticamente igual.
Enquanto o bombeiro para fazer o curso de TAS já tem que ter o curso básico de socorrismo e experiência de 2 anos, o civil que assine um contracto com o INEM pode ser experiente em batatas porque depois é recebida a formação de TAE.

Num acidente em que estive eu, outros meios dos bombeiros e 1 ambulância do INEM tripulada por TAEs trabalhamos todos bem sem grandes complicações, até que o TAE vem ter comigo e me pede os dados da minha vitima para ele dizer ao CODU, eu só lhe respondi isto:
- Olha para a minha ambulância, estas a ver? é igual à tua!
- Ñ te passo dados da minha vitima, eu é que tenho que passar dados quando achar que deva passar ou que seja necessário.
TAE: Mas eu sou o mais credenciado no local.
Eu: então vai para junto da tua vitima, ñ me conheces de lado nenhum para dizeres que és mais credenciado que eu, mas mesmo assim dou-te os parabéns por dizeres á tua vitima para se deitar no plano em vez de fazeres a imobilização em pé.

Amigos, conheço TAEs e TAEs, 10% são grandes maquinas a trabalhar, muito profissionais, com uma nível de camaradagem acima da media e conheço 90 % de outros que são autentica merdas, mas os bombeiros são iguais, para mim só 10% é que estão bons os outros ñ valem a pena.

Em relação ao DAE, um curso que por muito estúpido que seja, pois o INEM só me vai certificar por saber carregar num botão a verdade é essa, o engraçado é que já existem centenas nos centros comerciais e nas ambulâncias dos bombeiros nem um, enquanto um segurança já tem o curso para operar um DAE e ñ tem pratica de reanimação mesmo tendo formação básica de socorrismo, os bombeiros que já estou habituados a reanimações ñ têm a merda de um curso que é uma mais valia para o INEM, quantas e quantas vezes o medico do VMER já me perguntou se ñ tínhamos DAE? o que espera o INEM???
Amigos e colegas eu ñ tenho o curso de DAE mas já utilizei mais que uma vez o dito aparelho, continuo sem perceber que curso é que querem dar, vão-me ensinar a rapar o peito da vitima, colocar as pás e ensinar a ouvir as instruções que são dadas por uma maquina para estúpidos?

Ñ tem lógica.

Mas isto claro é a minha opinião.

Anónimo disse...

Eu sou bombeiro, tenho o curso de TAS desde 1998 tirado na ENB, as únicas diferenças do TAS para o TAE são que os bombeiros durante o curso têm uma semana de desencarceramento, os bombeiros têm de cortar chapa e estabilizar um veiculo enquanto o TAE só aprende a fazer imobilizações num acidente mas de resto é praticamente igual.
Enquanto o bombeiro para fazer o curso de TAS já tem que ter o curso básico de socorrismo e experiência de 2 anos, o civil que assine um contracto com o INEM pode ser experiente em batatas porque depois é recebida a formação de TAE.

Num acidente em que estive eu, outros meios dos bombeiros e 1 ambulância do INEM tripulada por TAEs trabalhamos todos bem sem grandes complicações, até que o TAE vem ter comigo e me pede os dados da minha vitima para ele dizer ao CODU, eu só lhe respondi isto:
- Olha para a minha ambulância, estas a ver? é igual à tua!
- Ñ te passo dados da minha vitima, eu é que tenho que passar dados quando achar que deva passar ou que seja necessário.
TAE: Mas eu sou o mais credenciado no local.
Eu: então vai para junto da tua vitima, ñ me conheces de lado nenhum para dizeres que és mais credenciado que eu, mas mesmo assim dou-te os parabéns por dizeres á tua vitima para se deitar no plano em vez de fazeres a imobilização em pé.

Amigos, conheço TAEs e TAEs, 10% são grandes maquinas a trabalhar, muito profissionais, com uma nível de camaradagem acima da media e conheço 90 % de outros que são autentica merdas, mas os bombeiros são iguais, para mim só 10% é que estão bons os outros ñ valem a pena.

Em relação ao DAE, um curso que por muito estúpido que seja, pois o INEM só me vai certificar por saber carregar num botão a verdade é essa, o engraçado é que já existem centenas nos centros comerciais e nas ambulâncias dos bombeiros nem um, enquanto um segurança já tem o curso para operar um DAE e ñ tem pratica de reanimação mesmo tendo formação básica de socorrismo, os bombeiros que já estou habituados a reanimações ñ têm a merda de um curso que é uma mais valia para o INEM, quantas e quantas vezes o medico do VMER já me perguntou se ñ tínhamos DAE? o que espera o INEM???
Amigos e colegas eu ñ tenho o curso de DAE mas já utilizei mais que uma vez o dito aparelho, continuo sem perceber que curso é que querem dar, vão-me ensinar a rapar o peito da vitima, colocar as pás e ensinar a ouvir as instruções que são dadas por uma maquina para estúpidos?

Ñ tem lógica.

Mas isto claro é a minha opinião.

Anónimo disse...

Eu sou bombeiro, tenho o curso de TAS desde 1998 tirado na ENB, as únicas diferenças do TAS para o TAE são que os bombeiros durante o curso têm uma semana de desencarceramento, os bombeiros têm de cortar chapa e estabilizar um veiculo enquanto o TAE só aprende a fazer imobilizações num acidente mas de resto é praticamente igual.
Enquanto o bombeiro para fazer o curso de TAS já tem que ter o curso básico de socorrismo e experiência de 2 anos, o civil que assine um contracto com o INEM pode ser experiente em batatas porque depois é recebida a formação de TAE.

Num acidente em que estive eu, outros meios dos bombeiros e 1 ambulância do INEM tripulada por TAEs trabalhamos todos bem sem grandes complicações, até que o TAE vem ter comigo e me pede os dados da minha vitima para ele dizer ao CODU, eu só lhe respondi isto:
- Olha para a minha ambulância, estas a ver? é igual à tua!
- Ñ te passo dados da minha vitima, eu é que tenho que passar dados quando achar que deva passar ou que seja necessário.
TAE: Mas eu sou o mais credenciado no local.
Eu: então vai para junto da tua vitima, ñ me conheces de lado nenhum para dizeres que és mais credenciado que eu, mas mesmo assim dou-te os parabéns por dizeres á tua vitima para se deitar no plano em vez de fazeres a imobilização em pé.

Existem TAEs bons TAEs que são uma grande merda.
Existem TASs bons e TASs que são uma grande merda.

Mas isto claro é a minha opinião.

Anónimo disse...

Boas....

Vocês já repararam que, para trabalhar numa instituição, têm de possuir uma categoria profissional? Ora, na grande maioria dos CB's, os bombeiros, enquanto profissionais de uma instituição, são denominados de Auxiliares de Serviços Gerais, categoria inserida no regime de trabalho da função pública e com os vencimentos indexados a esta, muito por força da diferença da formação entre eles (em CB's perto da ENB, só existem TAS; já no Alentejo, existe um, dois ou pouco mais TAS por CB). Já no INEM, os seus funcionários, não são considerados Auxiliares de Serviços Gerais, muito por culpa da sua formação (não existem TAT ou TAS; são todos TAS!!), por isso o INEM criou uma categoria profissional para os seus funcionários, TAE, englobando-os a todos nessa categoria! Por isso, não depende dos cursos ou da existência de TAS de 1ª, os TAE's, e TAS de 2ª, os bombeiros!! Depende apenas do vínculo que possuem com a entidade patronal!! Por isso, deixem-se de guerrinhas!!! Ahhhh, sou bombeiro, fui TAT, depois TAS e só depois de entrar para os quadros do INEM me tornei TAE!! Por isso do que falo.....

Anónimo disse...

Para se exercer a função de TAS é necessário pertencer aos bombeiros?

Anónimo disse...

Retirem as vossas conclusões, lendo o Despacho nº 16401/2012, publicado no DR, 2ª série, nº 249, de 26DEZ2012, página 40554, que define as competências de um TAE.

Anónimo disse...

Para facilitar a consulta do referido despacho fica aqui o link

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/12/249000000/4055440555.pdf

Anónimo disse...

Resumindo, TAE é a designação dada ao profissional do INEM que presta o socorro nas ambulâncias de emergência do INEM, tendo para o efeito efectuado os cursos de TAS, DAE, e de condução de veículos de emergência.

Mais informação em:
http://www.inem.pt/files/2/documentos/20120914094831153656.pdf

http://www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27668

André disse...

Santa ignorância...

TAE Lisboa disse...

Estes senhores têm dificuldade em perceber o que é um TAE. Passando a exemplos práticos. Um TAE não é só um elemento que tem 12º ano, DAE e curso de condução. É também um elemento que passou por um processo de selecção para pertencer aos quadro do INEM - Ministério da Saúde, o que o faz funcionário do estado. Devido a ser funcionário do estado terá de ser integrado num carreira/categoria profissional neste caso os TAE foram "equiparados" a Assistentes técnicos auferindo mais coisa menos coisa 692 euros, sem os cortes actualmente ministrados pelo estado.

TAE Lisboa disse...

Estes senhores têm dificuldade em perceber o que é um TAE. Passando a exemplos práticos. Um TAE não é só um elemento que tem 12º ano, DAE e curso de condução. É também um elemento que passou por um processo de selecção para pertencer aos quadro do INEM - Ministério da Saúde, o que o faz funcionário do estado. Devido a ser funcionário do estado terá de ser integrado num carreira/categoria profissional neste caso os TAE foram "equiparados" a Assistentes técnicos auferindo mais coisa menos coisa 692 euros, sem os cortes actualmente ministrados pelo estado.

Anónimo disse...

Entao e os TAS que sao profissionais nos bombeiros? Acho mto bem k s acabem cm estas merdices antigamente eramos todos TAS até algum idiota acabar cm isso

Anónimo disse...

Queres ver k sou TAE sem saber? Tirei o curso no INEM mas no meu cartao vem la TAS...é só sabichoes por aki

Anónimo disse...

Valia mais estares calado

Hugo disse...

TAE está devidamente regulamento num despacho criado em 2005 pelo então ministro das finanças! Se fores aos decretos lei criados na altura está lá também descrito o conteúdo funcional dos TAE's, se difere em alguma coisa!? na altura era diferente pois o TAE de 2004/2005 tinha de formação base o TAS e o DAE! coisa que até à pouco tempo não existia nos BV, BS e CVP!!! Agora se falarmos em termos de conhecimentos adquiridos são similares... se falarmos em escolaridade mínima! também diferente pois no INEM TAE só com o 12º ano... apesar de pagarem apenas com o 9º pois o TAE é um Técnico qualificado diferente de outras carreiras criadas pois o seu conteúdo funcional é especifico e rege se por normas próprias... somos "agentes do estado" ao serviço num instituto publico no qual fomos sujeitos a um processo de selecção (correcto ou não)! somos obrigados a trabalhar por um ordenado miserável!

O sr.º Bombeiro que diz que passa dados da sua vitima mais lhe informo o seguinte. Sendo TAS ou TAE no local estamos lá em prol de quem precisa e o INEM ou o seu corpo de Bombeiros não precisam nesse momento! Além disso explico lhe que quando chega uma viatura AEM (Ambulância de Emergência Médica) passa a coordenar com o CODU (centro de Orientação de Doentes Urgentes) tudo o que envolva vitima e outros meios de socorro! Não tem a ver com mais credenciado ou com estatutos... tem a ver com canais correctos de informação! dai quando chega a VMER passa esta mesmo a coordenar tudo o que envolva vitimas! Se não sabe aprenda que os canais de comunicação devem ser respeitados para serem eficazes! (já pensou que você faz uma chamada, o colega faz outra chamada, se cada meio que estiver no local fizer uma chamada está a complicar o serviço dos OPCEM de serviço! Mas lá esta o mal do SIEM, falta de respeito pelas diversas entidades e nota se uma total descoordenação pois cada qual manda no seu quintal em vez de se trabalhar so para quem precisa... a vitima

Anónimo disse...

Que gente mesquinha, sem falta de conhecimento e que gosta de falar do que não sabe. Pesquisem como deve ser, em Outubro do ano passado foi regulamentado tudo o que tem haver com oa TAE, bem como as suas competências. Basta ler. Os TAE sao os unicos profissionais de saúde com regulamentação própria definida por lei para trabalhar no pré-hospitalar.
Pedro

antónio disse...

NÃO SEI QUANDO SE VAI COMPREENDER DE UMA VEZ POR TODAS QUE TAS É A FORMAÇÃO É O NOME DO CURSO QUE DÁ AS COMPETÊNCIAS , ENQUANTO TAE É UMA CARREIRA PROFISSIONAL INTERNA DO INEM, NOS BOMBEIROS QUAL A CATEGORIA PROFISSIONAL DE CADA UM????? EU CONHEÇO UNS QUE SÃO PEDREIROS , SERVENTES , MOTORISTAS, MAQUEIROS, MAS DESSA MERDA NINGUÉM SE MEXE E NINGUÉM SE QUEIXA PORRAAA QUE JÁ CANSA, SÓ PARA REFERIR QUE TENHO O CURSO TAS E A MINHA CARREIRA NO MEU CORPO DE BOMBEIROS É DE MOTORISTA DE PESADOS, MT OBRIGADO

antónio disse...

NÃO SEI QUANDO SE VAI COMPREENDER DE UMA VEZ POR TODAS QUE TAS É A FORMAÇÃO É O NOME DO CURSO QUE DÁ AS COMPETÊNCIAS , ENQUANTO TAE É UMA CARREIRA PROFISSIONAL INTERNA DO INEM, NOS BOMBEIROS QUAL A CATEGORIA PROFISSIONAL DE CADA UM????? EU CONHEÇO UNS QUE SÃO PEDREIROS , SERVENTES , MOTORISTAS, MAQUEIROS, MAS DESSA MERDA NINGUÉM SE MEXE E NINGUÉM SE QUEIXA PORRAAA QUE JÁ CANSA, SÓ PARA REFERIR QUE TENHO O CURSO TAS E A MINHA CARREIRA NO MEU CORPO DE BOMBEIROS É DE MOTORISTA DE PESADOS, MT OBRIGADO

Anónimo disse...

Enfim tanta coisa é tudo bate no mesmo... Eu estou a iniciar a formação de bombeiros e vou tirar o tas e o tae duma vez... E lá está estamos todos por uma causa que é salvar vidas por isso rapaziada não compliquem e não se esqueçam " saber para servir"

Anónimo disse...

Tenho curso de DEA que me foi dado pela empresa....tenho estado interessado na area, para ingressar no INEM só com 12 ano correto? Pois infelizmente tenho 9 ano