domingo, maio 20, 2007

Formação dos Bombeiros Portugueses




A Escola Nacional de Bombeiros “ENB ”é uma associação privada sem fins lucrativos, tendo como associados fundadores o ex. Serviço Nacional de Bombeiros “ SNB” e a liga Nacional de Bombeiros.
Reconhecida como de utilidade pública, a ENB concretiza diariamente uma parceria entre o estado e a sociedade civil, tendo como objectivo a formação e desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Bombeiros de todo o País.

Nos últimos dois anos a ENB tem reduzido progressivamente a formação dos Bombeiros Portugueses em todas as vertentes formativas, em 2003 administrou 1686 cursos de diversas áreas, em 2004 administrou 870 cursos, sendo o ano de 2006 e 2007 piores que os anos anteriores, onde a formação em certas árias é inexistente ou insignificante para as necessidades reais dos Bombeiros Portugueses.

A ENB actualmente esta a falhar na formação dos Bombeiros Portugueses, anda a administrar formação a empresas e com a agravante ainda de ser obrigada a dar formação aos GIPS da GNR, Caneirinhos, Sapadores florestais, EPI, que levou a esgotar a capacidade de formação durante os próximos anos em determinadas áreas.

Situação que esta dignar os Bombeiros a nível Nacionais, que se vêem privados de receber formação credenciada nos núcleos formativos da ENB, núcleos esses frequentemente usados para formação de outras identidades menos pelos os Bombeiros Portugueses.

Sem comentários: