terça-feira, maio 22, 2007

Bombeiros cobram o dobro ao estado pelos serviços de ambulância

Uma notícia publicada recentemente no prestigiado Jornal de Noticias, onde se lê “ Bombeiros Cobram o Dobro pelos Serviço de Ambulância”, noticia que mostra uma falta de rigor jornalístico por parte quem publicou.
È verdade que alguns corpos de Bombeiros cabram o dobro por serviço, muitos deles cabram o transporte a ARS e se por acaso tiverem numero de INEM, o que é raro hoje em dia, cabram o mesmo serviço ao INEM, duplicando assim o valor recebido. Uma situação ilegal e reprovável perante os acordos existentes, mas é uma situação rara e pontual no país.
Mas o jornalista não aprofundou o tema, fez uma redundância sobre os motivos que algumas associações de Bombeiros optam por fazer tal ilegalidade. Actualmente o valor pago por qualquer transporte de ambulância, seja serviço de consulta, urgência ou emergência é pago a 40 cêntimos por quilómetro, quer pela ARS quer pelo o INEM, onde o INEM em alguns caso tem acordo com algumas associações de Bombeiros, coloca um veículo e responsabiliza-se pela sua manutenção e dá um subsídio de 1300 euros por mês, como mais um euro por serviço efectuado com numero INEM, para gastos com o material. Mais de 75% dos corpos de Bombeiros existentes a nível nacional, não tem acordo com o INEM, nem recebem mais qualquer verba alem do que recebem por serviço efectuado com as suas próprias ambulâncias.
Assim talvez o Sr. jornalista tenha a bondade de explicar no futuro, como se consegue executar um serviço de socorro ou manter uma tripulação de uma ambulância com 40 cêntimos por quilómetro, cumprindo as imposições legais do regulamento de transporte de doentes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu também quero ser bombeiro e passar o dia a coçá-los...a ganhar o guito... ter roupa lavada...esplanada com guarda-sol...comida e bebida...empregada para fazer tudo...tv-cabo, com canal 18...internet... brincar com as bombeiras....mas quando começa o fogo... ter que sair... que chatice!

É claro que também há o reverso da medalha...mas isso é em todas as profissões...são os ossos e os ócios do ofício...?

Bem...parece que estou a brincar...mas é pura a verdade, pelo menos na zona onde moro!

Anónimo disse...

Paulo não é o meu caso mas julgo que a maioria das pessoas, as que não conhecem o meio, não sabem o que é número Inem.

Luz