quinta-feira, maio 24, 2007

Ambulância de Suporte Imediato de Vida

O ministro António Fernando Correia de Campos , veio inventar um novo tipo de ambulância, “Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) ”, um tipo de ambulância que nem existe no decreto-lei que rege o transporte de doentes. As tripulações SIV serão constituídas somente por um Enfermeiro e um TAE, técnico de emergência médica, reconhecido legalmente por TAS, Tripulante de Ambulância de Socorro.

Essa viatura ira custar cerca de 7000 mil euros mensalmente aos contribuintes, somente em ordenados, fora os subsídios, consumíveis, veiculo etc. Iram ser criadas onde o Ministro andou a fechar Urgências, uma maneira inteligente para calar o povo, mas nas Cidades de Lisboa, Porto e Coimbra também foram contempladas com esse tipo de viaturas, o que mostra alguns interesses pessoais, políticos e de organizações por de traz do projecto das SIV, porque nestas cidades não existem falta de meios de socorro nem de unidades de saúdes.

As SIV não passam de uma simples ambulância de socorro, iguais a muitas outras existentes pelo país fora, porque para qualquer profissional entendido na matéria no Pré-Hospitalar, reconhece que um TAS e ou Enfermeiro são insuficientes tecnicamente nas maiorias das situações de emergência, toda a gente sabe disso, até o Ministro Ferreira Campos sabe disso, para se proteger adicionou no projecto das SIV umas linhas interessantes: … As ambulâncias SIV são mais um meio disponível que poderá ser usado em conjunto com as ambulâncias de socorro….

Eu como Tripulante de Ambulância de Socorro, me recusarei a sair com uma ambulância de socorro para dar apoio a uma SIV, porque as ambulâncias de socorro são para socorrer, e não servem para serem usadas como veículo de apoio das SIV, me recusarei a ser usado somente para ajudar na evacuação do doente para a SIV, não faz parte das minhas competências como TAS ser usado somente para transportar ou carregar o doente, transportar sim, doentes avaliados, socorridos e estabilizados e transportados por mim e pela minha tripulação ou com o apoio de uma VMER, para a ambulância onde eu presto serviço e não para uma SIV.

Se os senhores Enfermeiros se por acaso pensaram um dia em usarem os Tripulantes de Ambulância de Socorro como “maqueiros” e enganam-se redondamente, porque iram ter uma forte oposição e problemas graves no terreno. Os enfermeiros verão brevemente como é difícil ser Tripulantes de Ambulância, terão de socorrer e transportar os doentes, muitos deles com mais de 100 quilos, e o peso será dividido somente por dois, e eram contrair calos nas mãos, hérnia discais, lombalgias, etc. Esses e outros problemas iram ser comuns, problemas que normalmente não existem dentro dos Hospitais ou nos Centros de Saúde, onde os enfermeiros quase têm o estatuto de Senhores Doutores.

10 comentários:

Paulo Ferreira disse...

Doutores Não.
Mercenarios

Anónimo disse...

Licenciados como todos os outros que por agora aí andam... toda a gente gosta de ser chamada Dr.!! É uma festa...

Mercenários??? Essa é boa...

Anónimo disse...

Um conselho.... antes da falares em matérias actuais deves estudá-las a fundo!!!
Deves ter algum complexo que ainda não ultrapassaste!!!

Anónimo disse...

As suas palavras revelam ignorancia. Desconhecimento. Falta de cultura geral. Falta de bom senso. Inveja. E muita...MUITA frustração! Antes de me Licenciar em Enfermagem e iniciar o exercicio de funções num hospital do estado fui TAE durante 3 anos e nesse sentido posso dizer que me sinto envergonhado por ler tais palavras. A partir de hoje sei, sem margem para duvidas, que Técnico de Emergência Pré-Hospitalar nem sempre significa Técnico PROFISSIONAL de Emergência Pré-Hospitalar. A Emergência Pré-Hospitalar não tem dono! É um trabalho de equipa e isso, queira-me desculpar, os Enfermeiros sabem o que é. Mais ainda, não nos chamem "Doutores"... Um simples "Senhor Enfermeiro" basta, é adequado e respeitador, e dignifica a Classe PROFISSIONAL que representamos. Certo que esta não é de todo a opinião generalizada entre os TA's, sem invejas e com mais informação - seguramente - que o meu caro Amigo, despeço-me com um abraço e votos de um futuro próspero no que diz respeito a realização "profissional"...

Enf. Pedro Silva
(Ex TAE - INEM)

Considerações finais:

- Fale de saúde quem a conhece.
- Profissionalizem o pré-hospitalar.
- Os Enfermeiros são Profissionais com conhecimento CIENTIFICO e dotados de treino e formação - porque ser "Heroi" não chega para desempenhar certas funções...

Anónimo disse...

Agora irritei-me...
Sei que estes comentários já têm algum tempo, mas se o (Enfº) Pedro Silva é um Ex TAE do INEM, gostava que me dissesse agora por que razão os contribuintes estão a financiar os pagamentos de salários dos TAE´s que foram colocados em SIV´s mas por algumas delas ainda não estarem operacionais (todas com excepção de Odemira) andam a fazer serviço nas ambulâncias da DRLVT. Ou seja, as ambulâncias agora andam, na sua maioria com 3 TAE´s, pois os terceiros elementos foram recrutados mas não colocados.
E não me diga que sabem muito bem trabalhar em equipa porque a realidade não é de todo essa. Escusa de ficar com vergonha se ler isto pois eu estou a falar com conhecimento de causa. E mais nem todos os Enfermeiros foram TAE´s no INEM ou noutro sítio qualquer, e nem todos os tratam com o devido respeito. Se não sentiu isso na pele durante os 3 anos em que exerceu como tal, das duas uma, ou teve muita sorte ou é muito arrogante.

Luz

P.S.- No início do meu comentário Enfermeiro está entre parênteses porque deduzo que se algum dia ler este comentário não estará no exercício das suas funções... espero eu! E fora delas não aplico títulos seja a quem for, as pessoas têm nome e Senhor Enfermeiro não consta com certeza no seu B.I.

Paulo Ferreira disse...

Sr Pedro Silva, foste tripulante de ambulância de socorro durante 3 anos, isso sim, TAE não existe.

Os senhores sabem muito bem qual é o trabalho que iram efectuar, e quando a ANTPH e outras organizações se insurgiram contra o INEM sobre a alteração das tripulações da ambulância de socorro de 3 para 2 elementos, os senhores apoiaram o INEM na sua decisão, e agora tem um problema grave, que afecta não só os senhores como as vitimas que não tem culpa das vossas deficiências.

E mais o vosso sindicato abriu as hostilidades contra os tripulantes de ambulância de uma forma grosseira e pouco ética, e agora os Sr querem ser apoiados pelos eles?

Os senhores são pagos para socorrer e transportar, se não têm capacidade de fazer isso é um problema vosso, podem sempre pedir apoio de uma VMER, como as ambulâncias de socorro fazem, mas nem pensem accionar uma ambulância de socorro, porque no mínimo dará meia volta de regresso.

Qual o motivo de pediram uma ambulância de socorro para o local?

Anónimo disse...

É com desilusão que leio tais comentários. As acusações mútuas entre os vários técnicos apenas prejudicam a emergercia pré-hospitalar em Portugal. Deixem-se disso...
Se querem ser reconhecidos tabalhem em equipa e em prol da vítima.
Felizmente há sitios onde as pessoas se respeitam e trabalham em equipa.

Anónimo disse...

Tipicos bombeiros...
Depois querem credibilidade????
Barrigudos, burros e de bigode...

Unknown disse...

O que eu acho fantástico é que em vez de nos unirmos todos, lutarmos para sermos melhores, termos como prioridade o trabalho em equipa tendo por base a solidariedade e o respeito e pensando no que é melhor para os utentes,não... anda-se aí tudo sempre a ofender e a por em causa o trabalho dos outros! Cada um tem o seu papel a desempenhar, e isso não faz da pessoa melhor ou pior só porque tem um estatuto diferente! todos são importantes!
Parem de se ofender e de criticar... Unam-se... Respeitem-se e Apoiem-se...
É uma estupidez o enfermeiro ofender o bombeiro, o bombeiro ofender o enfermeiro, o TAE ofender o bombeiro, etc... Cada um tem o seu lugar, cada um saberá o que tem a fazer e não é por isso que é menos digno! E se não souber o que fazer, sim porque a pessoa nunca sabe tudo, há que existir a humildade de dizer não sei...
Acho que valores como o respeito, a humildade e solidariedade estão cada vez mais esquecidos...e isso entristece-me profundamente...
Mas isto é apenas uma mera opinião...

André Jason Mendes disse...

Boa tarde.
O meu nome é André Mendes. Sou Enfermeiro. Penso que é importante valorizar todas as pessoas que trabalham de forma árdua na emergência médica. Parece-me um desperdício de tempo esta GUERRA. Seria importante reflectirmos sobre o trabalho em equipa. Seria importante lembrar que o nosso trabalho serve para melhorar a prestação de serviços de emergência pré-hospitalar.
Como enfermeiro não posso deixar de referir a grande admiração que tenho pelos meus colegas que trabalham nesta área.
Exmºs Srs. TAE parece-me que será importante o trablho em equipa e não em guerra.