segunda-feira, janeiro 15, 2007

Poluição dos nossos rios e ribeiras



Durante décadas viemos assistir em Portugal vários atentados Ambientais praticados por pessoas sem escrúpulos.

Actualmente é normal existir descargas de poluentes em vários rios Nacionais, actos ilegais praticados Industrias transformadoras, Químicas, Agropecuárias, etc.

Como é possível existir pessoas que poluem os rios e linhas de águas com os desperdícios das suas actividades comerciais, muitos desses desperdícios são um atentado Ambiental e um atentado a Saúde Pública, com consequências graves a curto, médio e a longo prazo.

Actualmente é da responsabilidade do SEPNA “ Serviço de Protecção a Natureza e do Ambiente “, que funciona na dependência do Comando da Guarda nacional republicana “GNR” fazer fiscalizar na área da protecção pelo cumprimento das disposições legais regulamentares referentes a conservação e protecção da Natureza e do Meio Ambiente.

Essa actual estrutura agora remodelada não esta a funcionar correctamente, como nunca funcionou, porque os atentados ambientais continuam acontecer frequentemente, sem nunca se saber quem os praticou, porque as autoridades têm falta de formação e equipamento para tal missão, e apresentam uma inércia operacional, preocupando-se mais com outras actividades mais lucrativas e rentáveis para a identidade que servem, do que fazerem se preocuparem para aquilo que motivou a sua existência.


Os atentados ambientais afectam toda a gente, devia ser obrigatório a divulgação das pessoas responsáveis por eles, e a justiça devia ser severa e implacável. Mas não é isso que acontece no País, as coisas acontecem e continuam acontecer, muitas das vezes os culpados são conhecidos por todos, mas nada lhe acontece, parece que são impunes a justiça,

Sem comentários: