quinta-feira, dezembro 01, 2011

Sines: Bombeiros esperam abrir segundo quartel no próximo ano, mas precisam de apoios financeiros


Os Bombeiros Voluntários de Sines, que celebram quinta-feira o 68.º aniversário, esperam abrir no início do próximo ano um segundo quartel na cidade, mas o projeto está dependente de ajuda financeira de empresas locais. 

O presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sines, João Santa Bárbara, adiantou hoje à agência Lusa que a corporação vai passar a dispor de dois quartéis, um para os serviços de saúde regulares e outro para as urgências. 

"O novo quartel vai ser um edifício operacional preparado para a área do socorro e o atual vai ficar apenas para os serviços de saúde, deixando de ter os carros de bombeiros e os de urgência", explicou o responsável. 

Num investimento de 800 mil euros, o novo quartel, cujas obras arrancaram em setembro, está a ser construído num terreno de 5000 metros quadrados, cedido pelo município local, situado na Zona Industrial Ligeira de Sines (ZILS) 2. 

De acordo com o presidente da direção dos Bombeiros de Sines, o espaço do atual quartel "já se torna curto para o número de carros" da corporação, sendo que muitos dos veículos "estão na rua a degradarem-se". 

Por outro lado, disse, o novo equipamento vai permitir que exista "uma filosofia empresarial totalmente diferente", tornando a prestação de serviços dos Bombeiros de Sines "mais rentável". 

"Na parte operacional estará o comandante da corporação", enquanto que o serviço de saúde regular "é orientado e organizado pela direção" da associação humanitária, indicou, considerando ser "mais fácil haver duas entidades a controlar" os dois serviços. 

No entanto, segundo João Santa Bárbara, para que o novo quartel seja uma realidade no início do próximo ano, os Bombeiros de Sines terão de encontrar ajuda financeira junto das empresas instaladas no Complexo Industrial de Sines. 

"Os Bombeiros de Sines ainda não têm o dinheiro todo para o projeto", adiantou o responsável, indicando que faltam cerca de 350 mil euros para a segunda fase do projeto, que abrange os acabamentos interiores do edifício. 

Três novos veículos de combate a incêndios, um dos quais adquirido com o apoio de fundos comunitários, vão ficar ao dispor, a partir de quinta-feira, dos Bombeiros de Sines, para assinalar os 68 anos de existência da corporação. 

A data é também comemorada com o hastear de bandeiras, romagem ao cemitério, desfile do corpo ativo, sessão solene e um almoço-convívio.
Fonte: Lusa

Sem comentários: