segunda-feira, novembro 17, 2008

Diferentes porquê?

Exmo. Sr. Director do nova Odivelas,Venho por este meio dar-lhe conhecimento de uma situação que se passou comigo no dia 22 de Setembro de 2008 e que pela sua gravidade penso dever ser denunciada publicamente.
Sou residente na Freguesia de Famões há cerca de 6 anos e pela primeira vez na noitede dia 22 de Setembro passado, pelas 00h30 precisei de uma ambulância para me transportar ao hospital devido a uma crise de contracções e dores abdominais fortes eincapacitantes.
Com a ajuda do meu companheiro ligámos 112 cujo operador nos remete para os Bombeiros de Odivelas dizendo que estes casos são resolvidos pelos bombeiros, o que fizemos de imediato, tendo obtido a insólita resposta: «Para efectuar o transporte, nãosendo sócio da corporação, terão de pagar no acto 30,00€. Ou como não se trata de um caso grave poderá chamar um táxi»…
Por dificuldades económicas não dispunha na altura desse valor, facto que alegueiao bombeiro que me atendeu mas sem resultado pois só me prestariam socorro caso pagasse os 30 euros.
Na aflição e sem outro recurso o meu companheiro foi bater à porta de vários amigos até conseguir o valor em questão, facto que conseguiu perto da 1 hora da manhã.Em acto continuo o meu companheiro ligou pela 3ª vez para os bombeiros de Odivelas dizendo que já tinha o dinheiro e que precisava que me levassem para Santa Mariacom urgência.
A ambulância chegou finalmente e dei entrada em Santa Maria pela 01h30 tendo ficado internada 4 dias com diagnóstico de uma oclusão intestinal grave que segundo os médicos a demorar mais tempo teria perigado a minha vida.Ora deixo aqui algumas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas por quem de direito.Pergunto: Será que tenho de mudar de Freguesia para ter acesso aos cuidados básicosde Saúde gratuitos mencionados na constituição da república?
Sim porque já falei com muita gente e todos me dizem que isso só se passa com os Bombeiros de Odivelas?
Então e os de Caneças e da Pontinha quem paga?
O Estado? Então e os subsídios que recebem do Estado são iguais para todos?!
Esqueci-me de lhes perguntar se o reciboque me passaram serve para o IRS, sim porque com certeza devem pagar impostos do dinheiro que recebem nestes casos, ou não?Senhor Director do nova Odivelas, considerando que o vosso jornal é um fórum de informação importante do concelho de Odivelas e se tem pautado pela denúncia pública de situações inacreditáveis agradeço uma investigação sobre este assunto e disponibilizo-me desde já para lhe prestar todas as informações que desejar.

Fonte :www.novaodivelas.pt

Se um instituto público se recusa accionar uma ambulância por achar que a situação não digna de ser considerada uma situação de emergência, não posso criticar os BV de Odivelas pela sua atitude.

Aconselho todos os cidadãos desse país andarem com 30 a 50 euros na carteira para as situações de emergência súbita.

Sem comentários: