Em Portugal muita das vezes alem do acidente sofrido, temos que nos prepara para mais três acidentes, o socorro, o transporte e unidade hospitalar, se conseguir sobrevier a um deles é uma pessoa cheia de sorte.
Uma foto tirada a uma vitima de um acidente de viação ocorrido no distrito de Santarém. A vítima foi transportada nesta posição para unidade hospitalar, o mais grave disso tudo, por de traz de tal erro técnico está uma decisão e uma imposição de um médico de uma VMER .
Os Bombeiros foram obrigados a transportar essa vítima neste estado “sentada” á unidade hospitalar, argumentaram com o médico sobre sua decisão, mas o médico contrapôs que era uma decisão sua e que assumia a responsabilidade.
Independente da situação clínica da vítima, como ela foi encontrada, imobilizada e transportada para o banco da ambulância, alguém tentou seguir o protocolo, imobilizou a vítima no colete de extracção, e posteriormente vítima devia estar no plano rijo ou numa uma maca de vácuo, e ser transportada na maca da ambulância para a unidade hospitalar.
A tripulação da ambulância devia ignorar o médico, e actuar mediante o protocolo estabelecido para o transporte correcto da vítima, porque ninguém é obrigado a efectuar um mal socorro ou transporte por uma decisão de outra pessoa, inclusive de um médico.
Já agora gostava de saber como essa vítima retirada desta situação e como deu entrada na unidade hospitalar.
5 comentários:
eu acho que o médico é que sabe, não são reles bombeiros de fim-de-semana que sabem mais que um médico
Só mesmo a esconder a cara é que se pode fazer um comentário destes. Eu sou bombeiro há muitos anos e sei mais que muitos médicos!
Realmente isto não são coisas que se façam. o Homem devia ter sido transportado numa maca daquelas cor de laranja de váco.
Já agora também gostava de saber o que aconteceu à vitima. Se calhar ficou paraplegico!!!
Pelos vistos esse médico nada sabe, porque se soubesse de alguma coisa tinha efectuado as coisas como mandam as regras.
Mas o mais grave é que essa situação não é única, existem mais casos preocupantes, e como não existe ninguém a fiscalizar tudo actualmente é permitido.
Realmente esta situação nao é filha unica. Existem verdadeiras atrocidades no socorro, feitas pelos varios intervenientes...
So queria dizer uma coisa, essa historia do "medico é que sabe e responsabiliza-se" é treta. Nenhum medico me obrigava a imobilizar e transportar uma vitima nessas condiçoes.
Perante uma ordem dessas, o médico que fizesse e tranportasse como quisesse, mas usando o material e outra ambulancia qualquer.
Na minha ambulancia e com a minha ajuda é que nao!
Tótós de bombeiros...
O Sr Doutor quer levar assim???
Então leve na "sua" VMER...
Concordo com o pedro
Enviar um comentário