quarta-feira, dezembro 05, 2007

Ordem dos Médicos critica ministério


Ordem dos Médicos critica o que está a ser feito a nível da emergência pré-hospitalar e sublinha que as chamadas viaturas de suporte imediato de vida (SIVS) não substituem um médico.

José Manuel Silva, da direcção da Ordem, contesta a colocação de SIVS em locais onde vão fechar urgências hospitalares, lembrando que é em situações de emergência que um médico faz mais falta।"É incompreensível que numa situação de rotina o doente vá ao médico e numa situação de urgência o ministro da Saúde queira enviar-lhe um enfermeiro em vez do médico"- sublinhou José Manuel Silva।Outra questão que preocupa os médicos é a consulta aberta que a tutela quer implementar nos hospitais que ficam sem urgência e que já existe nos Centros de Saúde onde os SAP´s ( Serviço de Atendiemnto Permanente ) fecharam. O Conselho Executivo sublinha, em comunicado, que o ministro da Saúde ainda não esclareceu o que entende por consulta aberta e acusa a tutela de ter provocado uma tempestade para deixar tudo na mesma.José Manuel Silva considera que só mudou o nome: "É por isso que o Sr. ministro veio dizer que houve menos 700 mil consultas de SAP, quando elas passaram a ser feitas nessas consultas abertas que continuam a desempenhar a mesma função. Afinal aquilo que não tinha qualidade continua a existir só que com outro rótulo".O Conselho Executivo da Ordem dos Médicos pede ainda ao ministro da Saúde que esclareça o que entende por consulta aberta

5 comentários:

Luz disse...

Pois... no meu ver têm razão!

Luz

P.S.- Eu também gostava de saber o que é uma consulta aberta...

Administração disse...

as SIV servem para tapar olhos ao fecho de alguns hospitais quando na verdade nao deveriam passar de complemento aos hospitais.isto é levar as urgencias ate ao local onde esta o doente.

Administração disse...

visitem:

-www.bombeirosparasempre.blogspot.com

Paulo Ferreira disse...

Claro que esta mais que provado que os olhos ao povo pelo o fecho dos serviços de emergência um pouco pelo país, e depois foi imposição dos iluminados que proliferem no INEM, que aproveitaram a deixa, em vez de existir ABSCI com um tripulante e um médico, conseguiram alterar a lei para um tripulante e um iluminado.

Luz disse...

É verdade Paulo, e agora ainda temos outra vertente que são uma ou duas VMER´s que ainda têm médico e tripulante em vez de médico e enfermeiro. Esses tripulantes que estão lá há mais de 15 anos a recibos verdes vão para a rua!!!...

Luz