quinta-feira, outubro 11, 2007

para mim ser Voluntário (Bombeiro)

Existem comentários no círculo dos bombeiros que devem ser divulgados, e esse é um deles:

Mas para mim ser Voluntário (bombeiro) não é nenhum defeito, é sinal de querer dar algum tempo a uma comunidade necessitada, agora não podemos é confundir voluntariado com mão de obra barata, desclassificada e carne para canhão, isso não é voluntariado é no mínimo exploração da condição humana, para não chamar escravatura.Pois ao estar a negar de um modo consciente as devidas condições de actuação e colocar em risco a vida presente e futura dos Voluntários e profissionais para mim é uma conduta criminosa, estando em causa ou não o interesse público!!Como deve ser de conhecimento publico e de certo modo devia ser divulgado nas acções de formação de Higiene e Segurança no Trabalho ( é verdade isto em Portugal não faz parte da formação dos Bombeiros ) ou de outra formação que envolva o Risco, primeiro estamos nós, depois nós, depois nós e depois nós e só lá mesmo no fim estão as vitimas, pois essas em ultimo caso já estavam condenadas á partida!!Um Bombeiro é, ou devia ser, uma "ferramenta altamente especializada e treinada" e de difícil reposição, logo devia ser tratada pelo seu "utilizador" com o devido cuidado, pois a sua "substituição" acarreta um investimento muito significativo tanto técnico como financeiro, logo não nos podemos dar ao luxo de andar todos os dias a "estragar" ferramentas tão caras, como parece que muitos por aqui defendem.Já nem os grupos terroristas colocam em risco os seus melhores operacionais, usam "simpatizantes" para fazer o trabalho sujo com o treino dos seus melhores operacionais.Se existe algum lema que eu defenda neste nosso mundo será sempre: " Voluntários na disponibilidade, Profissionais na acção" !!!!

Autor Wite Eagle “ Bombeiros de Portugal”

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paulo,

Gostava de comentar esta frase "(...) ou de outra formação que envolva o Risco, primeiro estamos nós, depois nós, depois nós e depois nós e só lá mesmo no fim estão as vitimas, pois essas em ultimo caso já estavam condenadas á partida!!".
É sem dúvida um tema que pode ser visto de diversas formas, umas mais outras menos egoístas. A minha forma de ver é um pouco egoísta porque se por um lado devem fazer tudo o que estiver ao vosso alcance (vosso Bombeiros, vosso Inem, vosso CVP) por outro se não estiverem sozinhos no Mundo devem, na minha forma egoísta de ver as coisas, ter algum (muito) cuidado. Se salvar implica, por exemplo, serem contaminados, pois nem todos são infelizmente desprovidos de doenças infecto-contagiosas, então acho que não o deverão fazer. E por muito cruel que isto possa ser, porque admito ter um fundo de crueldade, é esta a minha forma egoísta de pensar, porque nós que cá estamos em casa à vossa espera temos o coração nas mãos a toda a hora...
Contudo acrescento que se fosse eu a sofrer de doença infecto-contagiosa, seria a primeira a não permitir que outros se contaminassem por minha causa, seria a primeira a ter a humildade de vos avisar (há muitos que já têm mas infelizmente a maioria nem se preocupa) e de não permitir que se colocassem em risco.
Neste sentido acho que sim, primeiro estão vocês, depois vocês, e mais vocês... e isto não é apenas uma forma de pensarem em vocês mas também na vossa família, nos vossos filhos quando é o caso, etc.

Luz

Paulo Ferreira disse...

Sim também sou dessa opinião, mas esse artigo não é da minha autoria e não quis alterar o artigo por respeito ao seu autor.

Mas fora essa frase o resto é um excelente ideal, que devia ser seguido pelos dirigentes dos bombeiros e mandantes.