segunda-feira, outubro 01, 2007

Limpeza de pavimento

Um serviço que devia ser efectuado por equipas das Câmaras Municipais e do Instituto das Estrada de Portugal, que são as identidades responsáveis pela manutenção e reparação dessas vias de circulação automóvel.

Mas em vez disso para as limpezas de pavimento são accionados os meios de socorro dos Bombeiros, muitas das vezes são empregues os únicos meios de socorro disponíveis, principalmente os meios humanos, que são cada vez mais reduzidos e escassos, pondo em causa o socorro das populações, quer na área do Pré-Hospitalar quer na área do incêndio e resgate, para se fazer limpeza das vias de circulação.

Em Portugal as limpezas de pavimentos resume-se na aplicação de pó de pedra, cimento ou terra nas zonas de derrame ou se usa jactos de água ou varre-se os detritos para as bermas das vias, nada se remove tudo lá fica, uma situação ilegal perante as normas da CEE, porque contamina as linhas de água e os solos envolventes, além de deixar resíduos sólidos e perigosos nas bermas da estrada.

Outra situação das limpezas de pavimento é que ninguém quer assumir os custos existentes, quer as companhias de Seguros, Câmaras Municipais, SNBPC ou o Instituto de Estradas de Portugal, se recusam pagar por este serviço praticado, porque para se cumprir as normas da CEE sobre remoção e limpeza de produtos químicos do meio ambiente, existe a necessidade de se aplicar dissolúveis nos hidrocarbonetos e remover todos os produtos resultantes da operação de limpeza, quer líquido ou sólidos, que devem ser transportados em veículos próprios para centrais de tratamentos e reciclagem, o que faz que esse serviço seja caro e dispendioso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho conhecimento disto e passo a vida a dizer "as frotas de carros que o governo pede para seu uso também é dispendioso, poderiam contentar-se com carros de 12.000€ (novo mais barato não me recordo que haja) e assim já se poderiam limpar estradas segundo as normas". Enfim é a tristeza que temos no nosso país!

Luz