sábado, julho 21, 2007

Comunicado da APBV
« em: Julho 18, 2007, 03:28:44 pm »

LAMENTÁVEL - Tal como já havíamos transmitido ao Senhor Presidente da Republica, aquando da audiência que nos concedeu, Portugal é um País diferente de todos os outros. Há mais de 600 anos que milhares de Homens e Mulheres prestam voluntariamente, com brio e abnegação um serviço à Nação. São BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS!Esses Homens e Mulheres arriscam as suas vidas para a defesa de pessoas e bens, sacrificam as suas vidas familiar, pessoal e profissional e, em contrapartida, são usados e abusados gratuitamente.

A APBV tem percorrido um trajecto penoso. São muitos os que nos apelidam de inimigos, que fazem tudo por tudo para denegrirem a nossa imagem e, não menos importante, tentam aniquilar esta Associação. Sempre nos pautamos pela defesa e dignificação dos Bombeiros Voluntários, pelo bom-senso, pelo respeito, pela cordialidade. Preocupamo-nos em discutir os assuntos em sede própria e não deitarmos mais lenha para a fogueira. Contrariamente, alguns que tanto apregoam servir os bombeiros (?), defender os bombeiros (?) desgastam ainda mais a imagem já desgastada, dos Soldados da Paz.

Uma vez que o Estatuto Social do Bombeiro pouco ou nada beneficia os Bombeiros Voluntários, fizemos a recolha de assinaturas para a entrega de uma petição que visava, e visa, a alteração do tão aclamado Estatuto. Foi inqualificável o que se passou! Chegou-se ao cúmulo de se rasgarem páginas já assinadas, afirmando-se que a APBV é contra uma determinada instituição. Quem o fez prejudicou os seus próprios bombeiros e, pior, desrespeitou a vontade dos subscritores.

Em 2006 entregamos, em audiência, ao Senhor Dr. Jaime Gama - Presidente da Assembleia da Republica - a petição. Apesar dos inúmeros entraves, foi subscrita por milhares de Bombeiros. Solicitávamos, e solicitamos, um conjunto de regalias para os Bombeiros Voluntários, seus cônjuges e filhos, bem como para os dirigentes das associações detentoras de corpos de bombeiros.

Solicitamos, por diversas vezes, audiências com o Senhor Ministro da Administração Interna. O mesmo teve sempre a amabilidade de nos responder que havia remetido o pedido de audiência para o seu Secretário de Estado da Administração Interna. Apesar dos vários pedidos de audiência, o Senhor Secretário de Estado nunca nos recebeu, muito menos nos deu qualquer resposta aos nossos pedidos de audiência.

Sempre afirmamos que nós, Bombeiros Voluntários, conhecemos muitas das dificuldades e dos problemas e, como tal, temos a solução para muitos deles. Assim, elaboramos um dossier com um conjunto de propostas com vista a serem contempladas no Regime Jurídico dos Bombeiros. Entregamos uma cópia desse dossier ao Senhor Presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil. O Senhor Secretário de Estado da Administração Interna, uma vez mais, não esteve disponível para nos receber, pelo que fizemos a entrega do dossier ao seu Chefe de Gabinete.

Com a aprovação da nova legislação, os Bombeiros Voluntários são penalizados.

Reduziu-se o tempo de bonificação para efeitos de aposentação de 25 para 15%;

Os bombeiros voluntários só têm direito ao reembolso das propinas e das taxas de inscrição da frequência do ensino superior público;

Questiona-se:Porquê esta redução de 10%?

Por que motivo, aqueles bombeiros que se vêem forçados a ingressar no ensino privado por não terem possibilidades de frequentarem um local de ensino público pela simples razão de a sua localização ser distante, não têm direito a reembolso, mesmo parcial, das propinas e das taxas de inscrição?

Por que razão muitas das nossas propostas não foram contempladas, quando as mesmas visavam dignificar e engrandecer os Bombeiros Voluntários e contribuírem para a resolução de muitos problemas?
Muito se tem falado, e com razão: Os Bombeiros Voluntários estão a atravessar uma situação dramática, senão vejamos:

São inúmeras as queixas que nos chegam de Bombeiros Voluntários;

São muitos os bombeiros sujeitos a processos disciplinares com contornos pouco claros. Muitos deles são punidos injustamente;

Muitos são os bombeiros que se vêem forçados a recorrer aos tribunais e a custearem as despesas;

Vários comandantes e/ou elementos do Comandos são forçados a demitirem-se;

Existem exames de promoção aos postos imediatos que são um autêntico escândalo;

Alguns bombeiros são beneficiados em detrimento de outros;Cada vez existem mais bombeiros a demitirem-se por se sentirem perseguidos e/ou desmotivados;Infelizmente, existem bombeiros que foram vítimas de acidentes e não têm dinheiro para pagarem as despesas de tratamento;Na maioria dos casos os valores para despesas de tratamento são irrisórios;

Existem familiares de bombeiros falecidos ou vítimas de acidentes no cumprimento da sua missão que enviam cartas para os Corpos de Bombeiros a pedirem ajuda financeira;A formação não chega a todos os corpos de bombeiros e quando chega é a conta-gotas;

Existem milhares de bombeiros que compram o seu fardamento e equipamentos de protecção individual;

Muitos Bombeiros Voluntários esperam meses para receberem as verbas que lhe são devidas quando estiveram ao serviço do ECIN ou ELAC;

Dessas mesmas verbas são descontadas as refeições, diminuindo-as substancialmente;Muitos, mas muitos mais casos poderiam ser apontados.Muitas vezes interrogo-me: Será que vale a pena ser Bombeiro Voluntário?

Valerá a pena os bravos Soldados da Paz serem sujeitos a tantas injustiças quando prestam um serviço ao Estado e à sociedade, sem nada receberem em troca?

O que aconteceria se num determinado dia todos os Bombeiros Voluntários decidissem dedicar esse mesmo dia às suas famílias?

Certamente que o socorro ficaria extremamente debilitado.Os Bombeiros Voluntários são disciplinados, prestaram um juramento, são um exemplo a ser apontado. São Homens e Mulheres que amam o próximo, que sentem uma enorme paixão e orgulho por desempenharem tão nobre missão. Como tal, os Bombeiros Voluntários têm de ser dignificados e, acima de tudo, merecem ser respeitados;

Concluo que não há interesse em que os Bombeiros Voluntários sejam ouvidos.

Esta crise que está a afectar os Bombeiros Voluntários, não honra a memória de todos aqueles que serviram esta causa ao longo de mais de seis séculos, muito menos, a memória dos Bombeiros que tombaram no cumprimento da sua missão.

Ao contrário de outros, nenhum dirigente desta Associação é remunerado;Os dirigentes desta Associação são Bombeiros Voluntários;Esta Associação não recebe quaisquer subsídios ou benesses;

Deslocamo-nos nas nossas viaturas;Não temos motoristas particulares;

Não temos cartões de crédito;

Custeamos muitas das despesas da Associação.

Sempre dizemos e reafirmamos:Queremos estar…

Por Bem!
Por Todos!
Existimos para Unir e não para dividir!
Somos Bombeiros Voluntários!

Paulo JesusPresidente da Direcção da APBV - Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários

3 comentários:

Anónimo disse...

Existem queixas contra bombeiros quando eles são maus profissionais, quando são grosseiros... alguns pavoneam-se nas ambulâncias em sinal de socorro sem necessidade...apenas por piada ou para chegarem mais cedo ao quartel..

Paulo Ferreira disse...

È verdade que isso possa acontecer, mas são mais de 40 mil homens e mais de 400 quartéis, se sabes dessas situações podes fazer queixa aos comandantes dessas unidades que eles até agradeciam pela denuncia, na grande maioria dos quartéis esse elementos levariam com um processo disciplinar.

Tenta fazer isso para o bem de todos.

Anónimo disse...

Este país tem uma governação miserável, estou farta de manifestar essa revolta no meu blog.

Luz