sexta-feira, outubro 24, 2008

TAS VS TAE parte II

Ser Bombeiro não obriga que sejamos tripulante de ambulância de socorro TAS, obrigatoriamente tem que ser Tripulante de Ambulância de Transporte, mas como é sabido que para ser TAT ou TAS nos Bombeiros portugueses obriga legalmente fazer a formação inicial de bombeiro.

Assim também é verdade se prestar serviço para o INEM não seremos obrigatoriamente TAE, o que realmente é estranho que o INEM chame as seus funcionários com a categoria profissional “TAS” de TAE, somente por esses trabalharem para aquela instituição. Na Agencia Nacional para Qualificação, não exista qualquer referência a TAE, somente TAS, ou será que o INEM também muda os nomes as categoria profissional aos médicos, enfermeiros ou a outras classes profissionais que prestam serviço nesse instituto?

Esse instituto público teve a audácia de mudar o nome dos Tripulantes de Ambulância de Socorro, com formação e competências reconhecidas legalmente e passou-lhe a chamar Técnico de Ambulância de Emergência, somente para tirar algum proveito de imagem perante a opinião pública, e evidenciar-se das outras entidades prestadoras do mesmo serviço em Portugal.

Como foi mais longe, conseguiu publicar em diário da república essa categoria com índices salariais e progressão de carreira, sem especificar formação e competências dessa categoria profissional, porque se fosse publicada a formação e competências colidia certamente com a formação e competências dos TAS, dando a origem a duas categorias profissionais com formação e competências e idênticas, que aos olhos da lei e do ANQ é ilegal.

Assim seria muito correcto e benéfico para todos rever essa situação, porque as categorias profissionais não se definem pelas instituições para qual se trabalha, mas sim pela formação e competências legalmente obtidas, ou somos todos TAE ou somos todos TAS, independente de sermos funcionários públicos, Bombeiros, CVP, ou de empresas particulares, onde exercemos funções de TAS.

Essa é a minha opinião, partilhada por muita gente e criticados muitos outros.

Sem comentários: