quarta-feira, dezembro 15, 2010

"TAS vs TAE"

Depois de ter escrito o artigo alusivo aos TAE e TAS que deu muita controvérsia, chega-me esse comentário expondo uma situação lamentável de um TAE que não sabe o seu lugar nem a sua função.

Eu sou bombeiro, tenho o curso de TAS desde 1998 tirado na ENB, as únicas diferenças do TAS para o TAE são que os bombeiros durante o curso têm uma semana de desencarceramento, os bombeiros têm de cortar chapa e estabilizar um veiculo enquanto o TAE só aprende a fazer imobilizações num acidente mas de resto é praticamente igual.Enquanto o bombeiro para fazer o curso de TAS já tem que ter o curso básico de socorrismo e experiência de 2 anos, o civil que assine um contracto com o INEM pode ser experiente em batatas porque depois é recebida a formação de TAE.

Num acidente em que estive eu, outros meios dos bombeiros e 1 ambulância do INEM tripulada por TAEs trabalhamos todos bem sem grandes complicações, até que o TAE vem ter comigo e me pede os dados da minha vitima para ele dizer ao CODU, eu só lhe respondi isto:
- Olha para a minha ambulância, estas a ver? é igual à tua!
- Ñ te passo dados da minha vitima, eu é que tenho que passar dados quando achar que deva passar ou que seja necessário.
TAE: Mas eu sou o mais credenciado no local.
Eu: então vai para junto da tua vitima, ñ me conheces de lado nenhum para dizeres que és mais credenciado que eu, mas mesmo assim dou-te os parabéns por dizeres á tua vitima para se deitar no plano em vez de fazeres a imobilização em pé.

Amigos, conheço TAEs e TAEs, 10% são grandes maquinas a trabalhar, muito profissionais, com uma nível de camaradagem acima da media e conheço 90 % de outros que são autentica merdas, mas os bombeiros são iguais, para mim só 10% é que estão bons os outros ñ valem a pena.

Em relação ao DAE, um curso que por muito estúpido que seja, pois o INEM só me vai certificar por saber carregar num botão a verdade é essa, o engraçado é que já existem centenas nos centros comerciais e nas ambulâncias dos bombeiros nem um, enquanto um segurança já tem o curso para operar um DAE e ñ tem pratica de reanimação mesmo tendo formação básica de socorrismo, os bombeiros que já estou habituados a reanimações ñ têm a merda de um curso que é uma mais valia para o INEM, quantas e quantas vezes o medico do VMER já me perguntou se ñ tínhamos DAE? o que espera o INEM???

Amigos e colegas eu ñ tenho o curso de DAE mas já utilizei mais que uma vez o dito aparelho, continuo sem perceber que curso é que querem dar, vão-me ensinar a rapar o peito da vitima, colocar as pás e ensinar a ouvir as instruções que são dadas por uma maquina para estúpidos?Ñ tem lógica.
Mas isto claro é a minha opinião.

autor Anónimo

É pena não existirem mais bombeiros como esse.

4 comentários:

NFF disse...

Sou TAE, concordo com a maioria das observações que fazes, discordo completamente da forma como o fazes. A forma como dizes as coisas, torna-te arruaceiro e por isso faz-te perder a razão... Sou TAE e tenho a certeza que faço parte dos 10% que referes como bons, e fui bombeiro e sei chegar ao local e saber qual o lugar de cada um e principalmente respeitar todos os elementos que estão no local. Mas, se queres falar em evacuação primária das vítimas, como bombeiro, assumes as operações, se queres falar em avaliações das vítimas o TAE, assume os comandos, não porque é melhor do que o bombeiro, mas porque o INEM é responsável pela avaliação e evacuação secundária das vítimas...
Como vês, nem tu sabes tudo, por isso somos todos iguais...

Paulo Ferreira disse...

Caro NFF, como tenhas apercebido não sou autor deste texto, mas posso adiantar que não está clarificado se essa ocorrência se insira num acidente grave, onde um médico representante do INEM é responsável pela evacuação secundaria com estreita ligação com o COS, estamos a falar de um mero acidente, onde cada tripulante é responsável pela a sua vitima, logo deve ser esse tripulante a passar os dados para o CODU, somente se existir uma VMER no local ele se reporta ao medico. Tudo é uma questão de ética e de princípios e como se fala com as pessoas no local.

Anónimo disse...

Oh Zé Bombeiro, mas qual é o problema de ser o TAE do INEM a transmitir os dados da vítima ao CODU?

Anónimo disse...

Qual o problema do Bombeiro transmitir os dados da vitima ao CODU?