terça-feira, novembro 09, 2010

A promiscuidade entre ANPC e os Bombeiros dá origem a suspeita de fraude.

A situação de promiscuidade entre algumas associações de Bombeiros com a ANPC não é de agora, o problema já vem do extinto SNB, onde algumas associações de bombeiros servem como entidades prestadoras de serviço, até como empresas de trabalho temporário para ANPC.

O esquema é fácil, ANPC contratavam elementos para os diversos serviços, mas esses elementos são obrigados assinar contrato com essas associações de bombeiros, onde depois a ANPC transfere as verbas para essas associações para efectuar os pagamentos a esses funcionários, tudo devidamente tratado pela existência de um protocolo entre algumas associações de bombeiros e a ANPC. Uma situação conhecida e aceite por todos, porque serve para alimentar o monstrosinho da ANPC.

Mas pelos vistos esse esquema era usado por algumas pessoas para desviar verbas para as suas contas pessoais e compra de bens pessoais.

Pelas denúncias públicas na comunicação social, existiam vários elementos escalados que deviam estar de serviço nos centros de operações da ANPC e não compareciam, mas eram, pagos como se estivessem, e os valores pagos a esses operadores virtuais iam para as associações de bombeiros, que depois procediam ao pagamento indevido a altas patentes da ANPC.

Uma situação demasiado grave, principalmente quando muitos operadores se queixaram de falta de efectivos nos centros de operações e estavam proibidos de fazer horas extraordinárias.

Sem comentários: