Terá havido uma falha grave no protocolo de transporte de um doente suspeito de Gripe A. Ao início da noite de ontem um homem de 82 anos terá esperado cerca de duas horas num parque do INEM em Gaia até ser transferido para outra ambulância e transportado ao Hospital de São João no Porto. Trata-se de um emigrante que regressou há 2 dias dos Estados Unidos.
Às 21h50 de sábado, na base do INEM de Gaia, junto ao hospital Santos Silva, terminava a desinfecção da ambulância que terá recolhido um homem de 82 anos em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos. O idoso regressou sexta-feira dos Estados Unidos onde esteve emigrado 36 anos e apresenta suspeitas de contágio com o vírus da gripe A, garantiu à SIC uma fonte do Ministério da Saúde. O alerta terá chegado pouco depois das 18h00 à central do INEM no Porto.
De imediato, terá saído para a residência do doente em Santa Cruz do Bispo a ambulância que estava a ser desinfectada. Porque havia suspeitas de gripe A, a tripulação do INEM terá respeitado o protocolo em vigor e recolhido o idoso com fatos de protecção vestidos e máscaras colocadas. De acordo com a mesma fonte do Ministério da Saúde, já depois de comunicar à central a primeira avaliação do doente, a equipa do INEM terá recebido ordens para desactivar o protocolo e seguir para o Hospital Pedro Hispano, o hospital da área de residência do emigrante.
No entanto, garante a nossa fonte, durante a viagem até Matosinhos, terá sido emitida nova ordem e contrária à anterior. De repente, já voltava a valer a pena manter as suspeitas de gripe A e levar o doente para o Hospital de São João, o hospital de referência para estes casos no Porto.
Mas como a equipa do INEM já teria despido os fatos de protecção e retirado as máscaras, terá sido desviada para a base do INEM em Gaia para aguardar por nova ambulância com nova tripulação devidamente protegida.Essa espera terá durado cerca de duas horas.
A transferência do idoso para a nova ambulância terá acontecido já perto das 21h00, a equipa do INEM que recolheu o doente em Santa Cruz do Bispo terá sido descontaminada e enviada para casa de quarentena até serem conhecidos os resultados das análises ao homem de 82 anos. Fonte do Hospital de São João confirmou à SIC a entrada do doente com suspeitas de gripe A.
Foi admitido na urgência às 21h19 de sábado. Está agora isolado na ala das doenças infecto-contagiosas do hospital. A mesma fonte do Hospital de São João garantiu também à SIC que vão seguir amostras para o Instituto Ricardo Jorge em Lisboa, com o objectivo de despistar a infecção pelo vírus H1N1.
Fonte SIC
O nosso plano de contingência no seu melhor
Sem comentários:
Enviar um comentário