quarta-feira, dezembro 26, 2007

Bloco de partos de Chaves encerra na quinta feira

Encerramento confirmado

Bloco de partos de Chaves fecha à meia-noite de quinta-feira

O Bloco de Partos da Maternidade de Chaves encerra esta quinta-feira à meia-noite, confirmou à SIC fonte hospitalar. A partir de sexta-feira, as parturientes de Chaves terão de se deslocar à maternidade de Vila Real.

De acordo com o Ministério da Saúde, o encerramento do bloco de partos ocorre depois de estarem garantidas as condições de acessibilidade a Vila Real, com a conclusão da A24. Foram ainda prometidos serviços Pré-Hospitalar, como a colocação da ambulância de suporte imediato de vida em Montalegre e da ambulância de suporte básico de vida em Chaves.

Se actualmente os CODUs “ INEM”se recusam accionar ambulâncias para parturientes de fim de tremo com contracções, alegando que essas situações não são consideradas serviço de emergência, e as mandam ligar para os Bombeiros e CVP locais, se quiserem ser transportadas de ambulâncias, será que iram accionar essas ambulâncias de socorro recentemente inventadas para transportar todas parturientes?

Actualmente a percentagem de nascimento nas ambulâncias duplicou nos últimos meses, agora duplicarão o nascimento em veículos particulares e públicos, porque com o encerramento das maternidades, os meios de socorro não chegaram para acudir a todas situações existentes, porque o tempo de transporte “Ida e volta” dos meios duplicou ou triplicou em algumas situações, e um meio de socorro ocupado, esta fora de serviço até o doente ser entregue na unidade hospitalar e de ser novamente recolocado dentro de uma área, onde o tempo de chegada desse meio de socorro a uma nova ocorrência esteja dentro do tempo recomendável para um socorro viável.

Como eu digo, serviço nacional de saúde no seu melhor.

8 comentários:

Luz disse...

Pois é Paulo tens razão (para não variar)... Mas sabes que um médico do Codu já mandou uma ambulância levar um bêbado a casa?
Não me enganei a escrever, eu não queria escrever hospital, é mesmo isso. Casa!
Dá que pensar...

Bj

Luz

Anónimo disse...

Caro amigo Paulo como de costume tens razao!
A vergonha neste país ja nao é nova,mas agora esta a ganhar contornes demasiado vergonhosos.
E cada vez mais os bombeiros tem de estar preparados para situaçoes adversas.
É que eles estao sentados na secretaria ao telefone e nós parecemos os palhacinhos na rua a mando de suas Exc...É que quem esta na rua somos nós,e se algo de fatal acontecer é a rai miuda que vai acartar com as responsabilidades...

Piores dias virão amigos!

Anónimo disse...

Porque vai abrir uma siv em lisboa?

Luz

Paulo Ferreira disse...

Por necessidade da população não é, porque com tanta ambulância e VMERs existentes em Lisboa, as SIV somente serviram para encher os bolsos de alguns iluminados que trabalham directamente para o INEM.

As coisas tem a tendência de se complicar seriamente, basta ver algumas noticias onde cidadãos simplesmente morreram por falta de socorro adequado, até quando é que os Bombeiros e o povo vão aguentar.

Anónimo disse...

Pois não sei até quando vamos aguentar... lá para Abril vai abrir muita coisa nova, a siv de Lisboa é só uma delas. Já li a lista completa, mas não decorei tudo. Vou ver se a arranjo.

Bj

Luz

Anónimo disse...

Boas! Ora, tudo o k aki foi dito é verdade, mas tb é verdade que, uma parturiente demora horas a parir, ou seja, desde a primeira contração até ao parto podem ocorrer muitas horas, principalmente se for o 1º filho. O que eu quero dizer com isto é que os partos só ocorrem nas Ambulâncias por falta de cuidado das parturientes, ou por quererem adiar o parto sabe-se la porque!
Todo este problema se resolve se houver um bom ensino às gravidas e claro tem que haver uma boa aceitaçam desses ensinos por parte das gravidas. Não me admiro nada que alguns dos casos de nascimentos em ambulancias são de proposito, de modo a que se mostre que as maternidades fazem falta. Os nossos avós nasceram em condições bem piores do que as ambulancias que eu tripulo, e no entanto nasceram sem problemas, e bem de saúde!!!

Reinaldo Baptista disse...

Olá amigo Paulo, como sempre, continua a dizer as verdades inconvenientes.

Julgo que estaremos perante uma situação bastante grave no socorro em Portugal, o encerramento dos serviços de urgência e maternidades vais custar a vida a muita gente, mas essas vidas perdidas são vistas como efeitos colaterais pelo o SNS e o INEM.

Os nascimentos sempre aconteceram em ambulâncias, somente com o encerramento se aumenta o risco de uma criança nascer numa ambulância, a culpa nem sempre é da grávida, tenho um caso que transportei a mesma grávida 3 vezes num espaço de 24 horas e na terceira vez a criança nasceu na ambulância, a culpa não foi da parturiente, casos idênticos existem as dezenas.

Luz disse...

Boas Entradas!
Feliz 2008!

______0___o__o__o0_0__o_o__0
_____0___o__o_o__0_0__o___o__0
____0_o___o___o__0_0___o___o__0
____00o0000o00o0o0_0o00o00oo0oo0
___o00o0o00000o000_00o0o00o0o00o0
___00000o000o000o0_000o000o0000o0
___0o00oo00o0o00o0__0000o0o0o00o00
___0o0o00000o00o0___000o0o0o0o0o00
____0o0o0000o0o0_____000o0o00o00o0
_____0000o0000________ 00o000o000
______0000000___________0000000
________00__________________00
_______00____________________00
______00______________________00
_____00_______TIM_TIM__________00
____00FELIZ 2008______ _____ ___ 00
_000000________________________000000


Beijinho

Luz