quarta-feira, dezembro 15, 2010

Abaixo os organismos de cúpula, vivam os orgasmos de cópula

Por Daniel Oliveira.

Um episódio está a aquecer o Parlamento. Nada tem a ver com os deputados.

A semana passada um colaborador do grupo parlamentar do PSD foi apanhado em flagrante delito, às sete da manhã, em pleno acto com uma amiga que não trabalha na Assembleia. A coisa pode parecer apenas interessante contada assim. Mas é muito mais do que isso. O acto aconteceu na sala do plenário. Infelizmente, a interrupção não terá permitido ao arrojado casal levar a fantasia até ao fim. Há sempre um empata.

Antes que a coisa saia na imprensa e comecem as condenações morais, quero deixar clara a minha admiração pelos pecadores. Porque respeito quem faz tudo para cumprir uma fantasia. Porque deram um contributo para a dessacralização do poder, aproximando assim aquele órgão de soberania das verdadeiras preocupações dos cidadãos. E porque, por uma vez, aconteceu qualquer coisa realmente interessante naquela sala (infelizmente não consegui saber qual foi a bancada escolhida).

Só lamento que, como de costume, quando realmente alguma coisa de construtiva começa ali a ser feita, seja deixada a meio. O meu abraço aos dois. Próxima aventura: Palácio de Belém?Parabéns ao intrépido casal porque:

a) Por uma vez que seja, a AR foi verdadeira e matematicamente paritária;
b) Demonstrou cabalmente que neste País a política é fodida. E que de deputado a de putedo pode ir, literalmente, um pintelho, pese embora não ter sido esse aparentemente o elenco desta (des)feita;
c) Às sete da matina já exibiam um ritmo e um grau de actividade que os mais dos deputados habitualmente nem às sete da tarde atingem;
d) Demonstraram que poder é bom enquanto dura, mas há que saber sair de cima quando o tempo de outrem sobrevém ao nosso;
e) Depois de lhes reprovarem o acto na generalidade, tiveram a decência e o bom-senso de passar à especialidade em sede mais recatada;
f) Forneceram o exemplo acabado de como, em Democracia, quaisquer coitados podem aceder sem restrições ao órgão máximo da representação popular (Coito dos Santos novamente na Educação, já!);
g) Demonstraram ainda, para gáudio de uns e vexame de outros, que naquela vetusta sala continua a haver quem use mudar de posição conforme as conveniências do momento.Tenho dito.

Autor Daniel Oliveira

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Armas há venda no portal OLX em Portugal.

Quando se fala na falta de insegurança em Portugal, já quem venda armas no Portal OLX em Portugal.

Um indevido de Setúbal está a vender uma pistola como se vendesse outro artigo qualquer

sábado, novembro 13, 2010

Para quando uma resposta do presidente da LBP.

Dia 24 de Novembro está marcada uma greve geral, onde todos os sindicatos e organizações portuguesas irão se manifestar contra as políticas de austeridades impostas pelo governo.

Uma greve que ira abranger todos os sectores da sociedade portuguesa, onde terá algumas consequências para a população, mas é uma forma de se tentar lutar para que as coisas melhorem.

Mas nem todos ainda se pronunciaram, principalmente a Liga dos Bombeiros Portugueses, que ainda não emitiu nenhum comunicado se irá aderir há greve ou iria tomar alguma forma de luta contra as medidas de austeridade impostas pelo governo, que irá levar aos bombeiros portugueses a uma perda operacionalidade deixando-os á beira ataque de nervos.

È a própria LBP que diz que partir de Janeiro de 2011 algumas associações de bombeiros puderam suspender o serviço de transporte de doentes por falta de capacidade financeira para suportar as despesas existentes, tudo devido aos cortes e á falta de pagamento das instituições ligadas aos Ministério da Saúde, uma situação que poderá por em causa o serviço de socorro as populações e irá mandar para o desemprego milhares de bombeiros.

Outra situação é o corte do reembolso do IVA às instituição de solidariedade social, uma situação que ira afectar os bombeiros portugueses gravemente, ira ser a uma machadada mortal às débeis finanças das associações de bombeiros, levando muitas a decretar falência técnica.

Entre essas e muitas outras situações a LBP ainda não se pronunciou, até parece que é o que está se a passar é normal, e a atitude da LBP é de um cordeiro, que espera uma morte certa sem tentar agir nem lutar pela sua existência.

terça-feira, novembro 09, 2010

A promiscuidade entre ANPC e os Bombeiros dá origem a suspeita de fraude.

A situação de promiscuidade entre algumas associações de Bombeiros com a ANPC não é de agora, o problema já vem do extinto SNB, onde algumas associações de bombeiros servem como entidades prestadoras de serviço, até como empresas de trabalho temporário para ANPC.

O esquema é fácil, ANPC contratavam elementos para os diversos serviços, mas esses elementos são obrigados assinar contrato com essas associações de bombeiros, onde depois a ANPC transfere as verbas para essas associações para efectuar os pagamentos a esses funcionários, tudo devidamente tratado pela existência de um protocolo entre algumas associações de bombeiros e a ANPC. Uma situação conhecida e aceite por todos, porque serve para alimentar o monstrosinho da ANPC.

Mas pelos vistos esse esquema era usado por algumas pessoas para desviar verbas para as suas contas pessoais e compra de bens pessoais.

Pelas denúncias públicas na comunicação social, existiam vários elementos escalados que deviam estar de serviço nos centros de operações da ANPC e não compareciam, mas eram, pagos como se estivessem, e os valores pagos a esses operadores virtuais iam para as associações de bombeiros, que depois procediam ao pagamento indevido a altas patentes da ANPC.

Uma situação demasiado grave, principalmente quando muitos operadores se queixaram de falta de efectivos nos centros de operações e estavam proibidos de fazer horas extraordinárias.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Afinal o 13º mês nunca existiu.

Os Ingleses recebem os ordenados à semana e claro, administrativamente ñ deixa de ser uma seca!

Mas ... há sempre uma razão para as coisas - e os "beefs" NÃO FAZEM NADA POR ACASO !!! Ora bem, cá está um exemplo aritmético simples que não exige altos conhecimentos de Matemática mas talvez necessite de conhecimentos médios de desmontagem de retórica enganosa. Que é esta que constroi mitos paternalistas e abençoados que a malta mais pobre, estupidamente atenta e obrigada, come sem pensar!

Uma forma de desmascarar os brilhantes neo-liberais e os seus técnicos (lacaios) que recebem pensões de ouro para nos enganarem com as suas brilhantes teorias...

Fala-se que o governo pode vir a não pagar aos funcionários públicos o 13º mês.
Se o fizerem, é uma roubalheira sobre outra roubalheira.
Perguntarão porquê.

Respondo: Porque o 13º mês não existe.

O 13º mês é uma das mais escandalosas de todas as mentiras do sistema capitalista, e é justamente aquela que os trabalhadores mais acreditam.

Eis aqui uma modesta demonstração aritmética de como foi fácil enganar os trabalhadores. Suponhamos que você ganha € 700,00 por mês. Multiplicando-se esse salário por 12 meses, você recebe um total de € 8.400,00 por um ano de doze meses.
€ 700*12 = € 8.400,00

Em Dezembro, o generoso patrão cristão manda então pagar-lhe o conhecido 13º mês.€ 8.400,00 + 13º Mês = € 9.100,00€ 8.400,00 (Salário anual) + € 700,00 (13º mês) = € 9.100 (Salário anual mais o 13º mês)

O trabalhador vai para casa todo feliz com o patrão.
Agora veja bem o que acontece quando o trabalhador se predispõe a fazer umas simples contas que aprendeu no 1º Ciclo:

Se o trabalhador recebe € 700,00 mês e o mês tem quatro semanas, significa que ganha por semana € 175,00.

€ 700,00 (Salário mensal) / 4 (semanas do mês) = € 175,00 (Salário semanal)
O ano tem 52 semanas. Se multiplicarmos € 175,00 (Salário semanal) por 52 (número de semanas anuais) o resultado será € 9.100,00.

€ 700,00 (Salário semanal) * 52 (número de semanas anuais) = € 9.100.00

O resultado acima é o mesmo valor do Salário anual mais o 13º mês

Surpresa, surpresa? Onde está portanto o 13º Mês?

A explicação é simples, embora os nossos conhecidos líderes nunca se tenham dado conta desse facto simples.

A resposta é que o patrão lhe rouba uma parte do salário durante todo o ano, pela simples razão de que há meses com 30 dias, outros com 31 e também meses com quatro ou cinco semanas (ainda assim, apesar de cinco semanas o patrão só paga quatro semanas) o salário é o mesmo tenha o mês 30 ou 31 dias, quatro ou cinco semanas.

No final do ano o generoso patrão presenteia o trabalhador com um 13º mês, cujo dinheiro saiu do próprio bolso do trabalhador.

Se o governo retirar o 13º mês aos trabalhadores da função pública, o roubo é duplo.
Daí que, como palavra final para os trabalhadores inteligentes. Não existe nenhum 13º mês.
O patrão apenas devolve o que sorrateiramente lhe surripiou do salário anual.

Conclusão: Os Trabalhadores recebem o que já trabalharam e não um adicional.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Ministério da Saúde não recebeu bombeiros, apesar de haver reunião marcada


Duarte Caldeira abandonou o Ministério depois de 40 minutos sem interlocutor.

Ao fim de 40 minutos de espera, a Liga dos Bombeiros abandonou esta tarde o Ministério da Saúde por falta de interlocutor. O Ministério quer reduzir os gastos com o transporte de doentes. Seria esse um dos temas da reunião entre o secretário de Estado, Manuel Pizarro, e o presidente da Liga de Bombeiros, Duarte Caldeira. A reunião deveria ter começado às 14h30. Acontece que a comitiva da Liga esperou durante 40 minutos nas instalações do Ministério, mas ninguém apareceu: nem o secretário de Estado, nem alguém a justificar a sua ausência, pelo que Duarte Caldeira decidiu abandonar o edifício.
Ainda acreditam que a palavra do ministério da saúde vale alguma coisa?
Andam a gozar com os bombeiros portugueses há décadas, e depois ainda têm atitudes dessas, o indicado seria a LBP aderir a greve geral marcada para 24 de Novembro.

Será que o senhor Duarte Caldeira tem coragem para isso?

terça-feira, outubro 19, 2010

O INEM vai pagar

Nos próximos dias, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai pagar os 5,5 milhões de euros de dívidas aos Bombeiros e Cruz Vermelha. Segundo o novo presidente do INEM, Miguel Soares Oliveira, em declarações à Lusa, a Instituição quer honrar os compromissos e tratar... com respeito os parceiros na emergência médica.

Finalmente um novo rumo.

domingo, outubro 17, 2010

Como se engana os tolos.

O senhor presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses Duarte caldeira pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde sobre as medidas de contenção na área do transporte de doentes, que tem originado uma redução significativa de transporte de doentes, como quis saber da situação da liquidação das dívidas que o Ministério da Saúde aos bombeiros portugueses, que ascende em mais de 20 milhões de euros.

A resposta do Ministério da Saúde será sempre satisfatória, mas tudo não passara de uma estratégia para enganar os tolos, porque é assim a mais de 20 anos, diz-se uma coisa e depois faz-se outra.

O presidente da LBP devia era informar o Ministério da Saúde que os bombeiros iriam exigir juros de demora sobre a divida que o Ministério da Saúde lhe deve, e como devia exigir que o Ministério da Saúde cumprisse o novo regulamento de transporte de doentes, celebrado em Agosto de 2009, e que trata-se de publicar em diário da república a nova tabela de pagamentos acordada na área dos transportes de doentes, onde o preço difere do tipo de ambulância e de serviço, em detrimento do actual sistema de pagamento, onde é pago 47 cêntimos por quilómetros para qualquer tipo de transporte de ambulância ou seja o mesmo preço para qualquer bitola.

O ultimato devia ser esse, ou se cumpre ou tem uma paralisação por tempo indeterminado, e durante o tempo de paralisação o MS trata-se de dar resposta aos pedidos das populações com os seus próprios meios, onde ano após ano tem vindo a gastar milhões de euros, quer no INEM quer na rede de hospitais, com aquisição de viaturas e tripulações para o transporte de doentes, denunciando que num futuro próximo, que os bombeiros somente efectuaram aquilo que organismos do ministério da Saúde não quiserem fazer.

sábado, outubro 02, 2010

Formação somente para quem tem dinheiro.

A escola Nacional de Bombeiros já há muito tempo que tem negligenciado a formação dos bombeiros portugueses, preocupa-se mais a dar formação a empresas que aos próprios bombeiros e ainda por cima se transformou-se num centro de recursos humanos da ANPC.
Nos seus quadros de pessoal foram metidos os elementos da FEB, operadores e muitos outros elementos oriundos da ANPC, que nada têm com a ver com os princípios básicos da Escola Nacional de Bombeiros, que é dar formação de forma gratuita aos bombeiros portugueses.

È lamentável que a Escola Nacional de Bombeiros, além de não dar formação aos bombeiros, está a ver os bombeiros como uma boa fonte de recursos financeiros, porque é essa mesma instituição, tem amabilidade de cobrar as associações de bombeiros cerca de 400 euros por formando que frequente um curso de 21 horas na área do combate a incêndios urbanos e industriais nos seus centros de formação, onde ainda se tem que levar todo equipamento, desde viaturas a equipamento de protecção individual.

È uma atitude lamentável praticada pela Escola Nacional de Bombeiros, pelos vistos consentida e aceite por todos, basta ver os inúmeros cursos dados nesses moldes, onde se prefere pagar do que reedificar, lutar e exigir que a Escola Nacional de Bombeiros cumpra os seus princípios, porque foi criada pelos bombeiros para os bombeiros, e não para ser aquilo que foi transformada actualmente, uma empresa de formação e de recursos humanos de instituições alheias aos bombeiros portugueses.

Se é assim, seria melhor os bombeiros criarem outra instituição para lhe dar formação ou abrir esse sector aos privados, porque com esse lóbi criado em volta da formação dos bombeiros portugueses, formação somente para quem tem dinheiro.

sábado, setembro 25, 2010

Transporte de ambulância gratuito, somente quando o INEM acciona.

O transporte de doentes de urgência gratuitamente no futuro, somente com numero CODU (INEM), todos os outros irião ser pago pelos utentes.

O Hospital Amadora-Sintra num folheto informativo dirigido aos utentes do estabelecimento, com o conhecimento das associações de bombeiros dos concelhos de Sintra e Amadora, assume com excepção com os pedidos de transporte validados pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o transporte efectuados pelas corporações de bombeiros ou pela Cruz Vermelha Portuguesa a pedido directo do utente serão da sua inteira responsabilidade.

Assim por magia o hospital Amadora – Sintra e muitos outros hospitais deste país, aplicam uma nova doutrina, acabaram o acordo existente entre a Direcção Geral da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses, onde está estabelecido pela triagem Manchester, determina que, “situação for considerada emergente (cor vermelha, muito urgente (cor laranja) e urgente (cor amarela), a responsabilidade do pagamento recai sobre a entidade receptora”.

E agora?

Sabendo as deficiências existentes no CODUs, onde impera uma política economicista, tudo serve de pretexto para não accionar meios e fugir á responsabilidade do pagamento dos transportes de emergência, passando muitas das vezes a responsabilidade do pagamento para os hospitais. Com essa nova atitude de muitos hospitais em também fugirem ao pagamento, ou os cidadãos tem dinheiro para pagar ou ficam em casa à espera que a sua situação se saúde se agrave, para ter direito a um transporte gratuito para o hospital.

Com os graves problemas sociais e económicos existente no país, onde muita gente não tem dinheiro para comer e todos os cêntimos são importantes, como é que eles puderam suportar uma despesa do transporte numa situação de doença súbita ou acidente?

Mesmo que liguem para os bombeiros quando não conseguem ceder ao CODU ou que o CODU não assuma a responsabilidade de suportar financeiramente o socorro, quem tem dinheiro tem certamente o socorro garantido, quem não tem vai se transformar numa bola de pingue-pongue, entre organismos.
Dias difíceis e complicados se avizinham

sábado, setembro 18, 2010

Novas regras para os Tripulantes de Ambulância de Transporte.

A partir do dia um de Outubro de 2010, o curso de Tripulante de Ambulância de Transporte tem novas regras imposta pelo INEM. Para ser TAT passa a ser obrigatório o 9 ano, o que antevê um problema grave para muitos bombeiros profissionais, sem 9º ano não podem ser TAT, nem fazer a reciclagens, o que originara muitos despedimentos por justa causa por perda de competências nos bombeiros.

O curso de Técnicas de Socorrismo com 50 horas de formação, dado aos estagiários, quem tiver 50% na nota final, passa no curso TS, mas para que esse curso seja reconhecido como TAT pelo INEM, os estagiários tem que ter mais de 75% na nota final. Isso quer dizer que o TAT deixou de ser obrigatório para quem quer ser bombeiro, mas esses elemento não podem fazer serviço pré-hospitalar nem um simples serviço de consulta, e para ir a SD, basta ter uma nota final de 50% no TS.

Os TAT para poderem fazer a recertificação de TAT de 14 horas, tem que fazer a recertificação no primeiros seis meses depois de o curso ter caducado, acima dos seis meses o bombeiro têm que fazer o curso de TAT de 35 horas.

Também passou a fazer parte do conteúdo programático do curso de TAT o RCP pediátrico, extracção imediata e imobilização em plano com a vítima na vertical.

Os corpos de bombeiros serão informados atempadamente dessas alterações pela ENB.

sexta-feira, setembro 03, 2010

Os bombeiros portugueses devem obrigar o estado a pagar juros de demora.

A lei que obriga o estado a pagar juros de mora nos pagamentos das suas dívidas entrou em vigor.

A grande maioria dos corpos de bombeiros nacionais está a passar por dificuldades financeiras porque os hospitais e o INEM não pagam o que devem. São muitos milhões de euros por receber, resultantes de atrasos consecutivos pelo pagamento dos serviços de transporte de doentes efectuados pelas associações de bombeiros, que esperam e desesperam por verem liquidadas essas dívidas.

O dinheiro cobrado por quilómetro por serviço não cobre as despesas, e ainda por cima tem que esperar vários meses para serem reembolsados pelo serviço efectuado, muitas das vezes o tempo de espera ultrapassa mais que um ano, e tudo serve de pretexto para não se pagar, ou falta uma credencial, uma assinatura ou um carimbo para o serviço vir para traz.

Mas por outro lado é ver esses organismos públicos adquirirem equipamentos, contratação de pessoal e investirem no que não devem. Mostrando desenvolvimento e austeridade, criticando muitas das vezes os seus credores que não cumprem as normas legais, como exemplo algumas noticias que tem saído sobre o transporte de doentes, mas por outros lados são eles que são os principais culpados de tais situações que dão a origem a essas irregularidades.

O presidente da LBP Duarte Caldeira já devia ter arregaçado as mangas e mandado um murro em cima da mesa, e exigir os organismos governamentais liquidem as dívidas em trinta dias, ou sujeitam-se ao pagamento de juros de mora.

segunda-feira, junho 14, 2010

A crise chegou ao INEM

A crise chegou ao INEM, cerca de 25 ambulâncias, dois helicópteros e uma VMER irão ser encerradas no próximo mês de Julho pela administração do INEM, e muitos meios somente irão trabalhar parcialmente, ou seja durante a noite vão ficar inoperacionais, como existe o boato que todo os meios de apoio psicológico recente montado também vai ser extinto.

E pelo que sei as coisas não vão ficar somente por aqui, ou o governo injecta dinheiro no INEM ou num futuro próximo existirão mais cortes de meios.

Outra situação que poderá estar para estourar é o encerramento de muitas VMERs hospitalares, onde as administrações dos hospitais não conseguem esticar os seus orçamentos para mater em funcionamento nas actuais condições essas VMERs.

O mais grave de tudo é que com ascensão do INEM em colocar meios em todo o lado motivado pela política do SNS, em substituir maternidades e serviços de urgências por meios do INEM, originou que muitos corpos de bombeiros reduzissem meios na área do pré-hospitalar, e agora nem ambulâncias nem pessoas existe nos bombeiros para colmatar a falta desses meios do INEM, e se analisarmos o que SNS e o INEM paga e dá, dificilmente existira capacidade de resposta para todas as situações.

A tanta fartura deu nisso.

Paulo Ferreira

domingo, junho 13, 2010

Lutar pelos os nossos direitos é um dever de todos

O problema da alimentação dos elementos que fazem ECIN foi resolvido, depois de várias reuniões com os elementos do quadro activo e do comando, foi-nos informados dias antes de começar o dispositivo de combate a incêndios florestais, que o problema da alimentação criado pela câmara municipal, que resolveu este ano cortar esse subsidio de alimentação dado as equipas, foi resolvido. A Junta de Freguesia e várias empresas florestais vão suportar a respectiva despesa, uma luta que chegou a bom porto.

A população civil mostrou-se indignada com a Câmara e com a ANPC, poucos sabiam que os bombeiros locais recebiam tão pouco por cada turno, e a existência dessas equipas é uma segurança para todos, principalmente para os produtores florestais, que irão tentar que a sua associação contribua com uma verba para cada elemento ainda para este ano.

terça-feira, maio 04, 2010

O partido Socialista anda a lixar os Bombeiros Voluntários.

O actual presidente da câmara eleito no anterior mandato pelo partido Socialista PS, anda lixar os Bombeiros.

Na última reunião entre o comando e o quadro activo do meu corpo de bombeiros voluntários, fomos informados que iríamos ter um veículo tanque e um veículo de combate a incêndios florestais com inicio e meio de Maio, e somente iria ser pago um euro e setenta por hora, um valor que já não é alterado a alguns anos.

Mas o pior estava para vir, a nossa câmara Municipal resolveu cortar o subsídio de alimentação pago pela Câmara a esses elementos, como para piorar, cortou também o subsídio para compra de fardamento, já aprovado no inicio do ano.

Uma câmara que gastou mais cento e cinquenta mil euros na renovação da frota dos veículos do Serviço Municipal de Protecção Civil, adquiridos a alguns anos, todos eles topo de gama da marca.

Uma reunião que acabou mal, muitos bombeiros rasgaram o papel das disponibilidades em frente do comandante, e não vão entrar em nenhuma escala, além daquelas que fazem todo o ano.

Para mim foi um espanto a atitude dos meus colegas, bastou um mês fora deste país para saber que alguma coisa mudou no seio dos bombeiros, porque muitos bombeiros até estão no desemprego e outros são considerados os papas tudo, e todos foram unânimes, não fazemos parte dessa palhaçada.

Mas pelos vistos não foi somente a minha Câmara Municipal liderada por um autarca PS a tomar tal atitude, aconteceu a mesma situação numa outra Câmara vizinha liderada por outra câmara PS ,mas em outra câmara do PSD tudo se manteve como no ano anterior.

Pode ser uma pura coincidência política, mas como eu não acredito em coincidências, o Partido Socialista somente deve andar a tramar os bombeiros voluntários em Portugal.

terça-feira, março 02, 2010

Eu avisei...

Eu avisei constantemente para a existência de um plano no serviço nacional de saúde para reduzir substancialmente o transporte de doentes a nível nacional.

Os transportes de doentes que existirem vai ser efectuado por empresas privadas, e o que essas empresas não conseguirem fazer ou não for rentável, vão ser efectuado pelos desgraçados dos Bombeiros.

E alerto que o plano não vai ficar somente pelos transportes programados, em mira está o serviço de emergência pré-hospitalar.

E sabem quem são os donos dessas empresas de transporte de doentes?

Todos sabem quem são, são os mesmos dos lares e clínicas…

O senhor Duarte Caldeira foi informado, e agora muitos corpos de bombeiros estão na eminência de despedirem cerca de 4000 mil bombeiros, muitos carros serão penhorados por falta de pagamento.

Mas não será afectado somente o serviço de transporte de doentes programados, o serviço de socorro também será efectado seriamente, porque muitos desses 4000 bombeiros não fazem somente serviços programados como toda agente sabe, e os voluntários cada vez são menos.

Querem agora fazer uma greve?

Querem falar com os políticos…

Onde andavam esses senhores da LBP?

Agora querem marcar uma greve para um dia desses, para mim parava tudo, serviço de saúde e serviço de incêndio, por tempo indeterminado. Dava oportunidade ao INEM, ANPC mostrarem a sua eficiência, se alguma vez na vida terão alguma.

segunda-feira, agosto 31, 2009

Senhor Fernando Curto responde ao Boicote

No programa da TVI Discurso Directo, onde estava presente o senhor Fernando Curto presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, mandei um correio electrónico a dar conhecimento sobre a existência de um boicote aos DECIF para o mês de Setembro, a razão do boicote era sobre o valor pago aos elementos que fazem o DECIF entre outras. Quando o apresentador quis que ele se pronuncia-se sobre essa situação, o presidente da ANBP disse que o valor pago é muito baixo para quem dá disponibilidade para o DECIF, um serviço muito arriscado e árduo, onde muitos bombeiros já perderam a vida. O valor em questão já tinha sido abordado com a ANPC para ser revisto, mas a ANPC manteve o valor, e os Bombeiros portugueses aceitaram o valor em causa.

Se aceitaram deviam cumprir, independente do valor ser muito baixo.

Não disse que apoiava o boicote, mas aceitava que esse assunto para o ano iria ser novamente questionado com a ANPC, porque o assunto do tema em debate era Incêndios: Causas naturais ou mão criminosa, e não o valor pago a quem combate a incêndios florestais, sejam eles profissionais ou voluntário.

Julgo ter contribuído para essa causa.

Paulo Ferreira

sábado, junho 27, 2009

Senhor Comandante dos bombeiros de Barcelos, tenha coragem, se demita.

O motorista dos Voluntários de Barcelos, que não levou doente a uma clínica por não ter maqueiro a acompanhá-lo, vai levar o caso a tribunal. Comandante diz que condutor "foi arrogante e desrespeitou hierarquias".

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, José Quinta, quer anunciar, no início da próxima semana, o resultado do inquérito ao motorista-bombeiro que "desrespeitou a hierarquia" e "recusou de forma arrogante" levar uma doente a uma clínica de Braga para fazer exames. Mas o visado, Bernardino Durães, prepara-se para processar a corporação no Tribunal de Trabalho e nos tribunais comuns, por ter sido "suspenso ilegalmente 13 dias" quando exigiu ser acompanhado na ambulância por outro efectivo, cumprindo a portaria 1147/2001 de 26 de Setembro. Tem apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).

"Não fui mal-educado nem recusei ou desobedeci aos superiores, apenas pedi tripulante/maqueiro para vir comigo. Era uma ferida grave, com fracturas, e exigia uma maca de vácuo/coquill, na qual eu, ou ia estar a dar à bomba, ou a moldar-lhe o corpo para estabilizá-la na viagem", disse o condutor, que tem 33 anos de casa, 15 como profissional. "Para facilitar, fiz muita viagem sozinho e depois pedia uma mão a familiares e vizinhos da vítima. Mas agora há regras. Se fosse interceptado pela GNR apanhava multa", realçou.

O caso remonta a 4 de Junho. O pedido de transporte do 3º piso do Hospital local até à Clínica de Imagem Médica de Braga "caiu" às 10 horas. O graduado atribuiu o serviço a Bernardino, que solicitou companhia "a três motoristas, a uma prestadora de serviço eventual, ao subchefe e ao chefe" presentes na altura, tendo estes dois negados. "Disseram: 'Se não queres trabalhar, no Centro de Emprego há paletes de pessoas a querer'; e 'o problema é teu, vai a Galegos buscar um bombeiro (de barro)'".

O motorista não fez, portanto, o serviço e o comando impediu-o de conduzir de 9 a 21 de Junho. "Não fizeram qualquer inquérito ou audição antes de eu ser suspenso", alegou Bernardino Durães, referindo que o "obrigaram" a vir ao local de trabalho à civil e foi "humilhado" por colegas. "Fiquei com nervos, mal-estar, insónias, tensão alterada, uma depressão. Fui duas vezes ao hospital. O médico de família enviou-me para o Hospital Psiquiátrico de Braga, deu-me baixa no dia 17 (até ao fim do mês) e estou a tomar medicação", explicou.

Realçou que enviou uma carta à direcção para anular a suspensão. De qualquer forma, um eventual pedido de desculpas do comando "de nada serve" e vai mesmo para tribunal. Por seu turno, José Quinta sustentou que a repreensão remete à parte operacional (comando) e não à direcção: "Não houve suspensão em si, está a concluir-se o inquérito e ninguém o quis humilhar. A sua atitude foi arrogante e desrespeitadora. O STAL depois também 'meteu lenha para a fogueira'", argumentou, aproveitando para sublinhar que a sua equipa "é unida, dedicada e reconhecida no país".
JN

sexta-feira, junho 19, 2009

Uma morte anunciada

Se dentro de um mês ao Governo para responder à revisão do protocolo de transporte de doentes. O que poderá acontecer?
Duarte Caldeira – Se o Ministério da Saúde insistir em nada fazer para resolver o problema, dentro de um mês há doentes de certas zonas do País que não vão ter ambulâncias para os transportar.
Porquê? Os bombeiros vão fazer algum protesto?
Duarte Caldeira – Não, nós não fazemos greve. Algumas corporações vão ficar impossibilitados de se reestruturarem e vão perder capacidade de resposta aos apelos dos doentes devido a dificuldades financeiras.
Fonte: CM

Essas foram as declarações do senhor Duarte Caldeira, presidente da Liga dos bombeiros Portugueses relacionadas com a falta de diálogo com o Ministério da Saúde.
Essas declarações são um acto de cobardia por parte do presidente da LBP. Os bombeiros não iram tomar qualquer forma de luta, esperarão pelas dificuldades financeiras e por uma morte anunciada.

As consequências disso será o despedimento de centenas ou milhares bombeiros que fazem dessa actividade uma actividade profissional, como ira originar vários processos de falência técnica e encerramentos de muitos quartéis de bombeiros, porque muitos corpos de bombeiros estão endividados aos bancos, e não terão capacidade financeira de pagar os empréstimos e os seus encargos.

A falta de uma oposição as actuais politicas governamentais pelos bombeiros portugueses ira trazer consequências gravíssimas para as populações locais, porque ficaram privadas de socorro, o e o INEM e o SNPC são uma miragem de uma politica mediática para a comunicação social.

Que forças existem no sistema para que os bombeiros se calem e que se submetam-se a tudo e a todos?

sábado, junho 13, 2009

Falam, falam, mas não fazem nada.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lamentou hoje «a ausência de vontade política» do Ministério da Saúde
Para avançar com a revisão do protocolo de transporte de doentes, «falta de resposta» que será avaliada sábado em reunião extraordinária.Em declarações à Agência Lusa, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, lembrou que os bombeiros entregaram há seis meses uma proposta de revisão do protocolo, feita em colaboração com a Direcção-Geral da Saúde, mas o Ministério da Saúde ainda não deu qualquer resposta.«A esta altura o protocolo já devia estar em vigor», disse Duarte Caldeira, adiantando que o Conselho Nacional Extraordinário da LBP vai responder sábado ao «silêncio» do gabinete da ministra Ana Jorge.


Os senhores da LBP falam, falam, falam mas não fazem nada, tem o rabo preso, e o Ministério da Saúde anda a brinca com os Bombeiros.

Somente nas últimas semanas no meu concelho o SNS cortou mais de 75% nos transportes de doentes para consultas, tratamentos, quem tem dinheiro vai em ABTD ou ABTM dos bombeiros, quem não tem vai ter que pagar ou ir de autocarro, porque os TAXI são mais caros que as ABTD e as ABTM, e SNS prepara-se para cortar nos transportes de urgências e emergência, os 20005 vão acabar, somente quem vai ter direito ser transportado gratuitamente para o Hospital quem negociar com o INEM. Se tem numero CODU vai gratuitamente, quem não tem vai ter que pagar.

Quem se cala consente.