terça-feira, janeiro 20, 2009

Clima do alarmismo

A Autoridade Nacional Protecção Civil colocou o continente português em Alerta Laranja e Alerta Vermelho a zona litoral, tudo por causa do mau tempo que dizem que vai atingir o território nacional, mas teima a chegar, somente no mar apresenta uma ondulação elevada, nada que os marinheiros não estejam habituados nesta época.

Na ANPC vive-se o clima do alarmismo, porque com tantos alertas emitidos, muitas das vezes desnecessários, pode originar que os cidadãos deixem de acreditar nos alertas da ANPC, e isso pode sair caro quando for uma situação justificável.

Julgo que existe necessidade de contenção nos alertas por parte da ANPC, bastava simples avisos de prevenção para chuvas intensas e queda de neve e alertar as identidades competentes para ficarem sobreaviso e tomarem as acções necessárias de prevenção, como se fazia anteriormente, não criando um clima de alarmismo na população constantemente.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Uns falam outros trabalham

Os alertas de mau tempo foram devidamente anunciados, mesmo assim o país não estava preparado para fazer frente a neve e ao gelo que fez sentir em várias zonas do país, que originou milhares de condutores ficassem bloqueados nas estradas portugueses durante dezenas de horas sem qualquer ajuda ou assistência.

A Autoridade nacional de Protecção Civil falhou, não preparou antecipadamente toda a estrutura para fazer face a intempérie que atingiu o país. No terreno somente existiram os Bombeiros, alguns agentes de autoridade local, onde a falta de efectivos e meios é sentida todo o ano, que tiveram mais uma vez se desmultiplicar para acudir a pedidos fora do seu âmbito operacional pela ineficácia de certas entidades.

Por outro lado os senhores a ANPC andavam passear nas zonas efectuadas com os seus velos veículos de topo de gama com tracção as quatro rodas, a mostrar as suas belas fardas pretas a condizer com o clima a darem entrevistas para a comunicação social, e os bombeiros e os andavam trabalhar com veículos inapropriados, alguns com amais de 30 anos, como eu vi na TV, onde mais uma vês foram mão-de-obra para tudo, desde andarem a rebocar carros de condutores comodistas e irresponsáveis, a fazerem de transportes públicos, levar refeições etc.

Mais uma vez deu para ver que ANPC gosta muito de falar e mandar, mas trabalhar é coisa somente para os bombeiros, que foram a entidade que se mais evidenciou-se, que trabalham 24 horas por dia e todo o ano, a ainda por cima estiveram que andar a fazer aquilo que é da responsabilidade dos outros, com agravante de ainda poderem ser criticados por falta de capacidade e por alguns erros cometidos.