terça-feira, setembro 30, 2008

Quem põem mão nisto.

Basta ler os jornais diários para ver como anda o pré-hospitalar em Portugal.

Ambulâncias retidas no hospital.

Ambulâncias retidas horas a fio no hospital de Almada por falta de macas, não é caso único em Portugal, uma boa política dos hospitais, assim morre menos gente nos hospitais, morrem nas suas casas e na rua, é tudo uma questão de estatísticas.

Doente morre a espera de socorro.

Mais uma descoordenação do INEM, depois de uma longa chamada de socorro, consegue desactivar uma ambulância de socorro que estava a 15 quilómetros do local da ocorrência, para depois activar outra que estava a 40 quilómetros, com tanto tempo perdido o doente acabou por morrer entre amigos e familiares.

Assim se vive em Portugal, um país de brandos costumes onde tudo é permitido.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Com a verdade me enganas.


Crianças a nascerem nas ambulâncias, doentes a caírem das macas dentro dos hospitais, e o INEM chagar tarde para reanimar as pessoas, não quer dizer que isso não existe, mas não passou a ser divulgado na comunicação social.

Foi uma afirmação do Ex ministro da saúde Correia de Campos sobre actual política do governo na área da saúde, e foi bastante expressivo, tudo esta na mesma ou pior, o Governo em vez de melhorar os serviços, optou por controlar a comunicação social, saí mais barato aos cofres do estado e dá mais votos.

segunda-feira, setembro 15, 2008

Assim vai a nossa emergência médica em Portugal


Em Portugal muita das vezes alem do acidente sofrido, temos que nos prepara para mais três acidentes, o socorro, o transporte e unidade hospitalar, se conseguir sobrevier a um deles é uma pessoa cheia de sorte.

Uma foto tirada a uma vitima de um acidente de viação ocorrido no distrito de Santarém. A vítima foi transportada nesta posição para unidade hospitalar, o mais grave disso tudo, por de traz de tal erro técnico está uma decisão e uma imposição de um médico de uma VMER .

Os Bombeiros foram obrigados a transportar essa vítima neste estado “sentada” á unidade hospitalar, argumentaram com o médico sobre sua decisão, mas o médico contrapôs que era uma decisão sua e que assumia a responsabilidade.

Independente da situação clínica da vítima, como ela foi encontrada, imobilizada e transportada para o banco da ambulância, alguém tentou seguir o protocolo, imobilizou a vítima no colete de extracção, e posteriormente vítima devia estar no plano rijo ou numa uma maca de vácuo, e ser transportada na maca da ambulância para a unidade hospitalar.

A tripulação da ambulância devia ignorar o médico, e actuar mediante o protocolo estabelecido para o transporte correcto da vítima, porque ninguém é obrigado a efectuar um mal socorro ou transporte por uma decisão de outra pessoa, inclusive de um médico.

Já agora gostava de saber como essa vítima retirada desta situação e como deu entrada na unidade hospitalar.

sábado, setembro 06, 2008

Bombeiros a penar por mais 3 anos


O Sr. Duarte Caldeira, acaba de concluir a lista, sobre o lema “Bombeiros – O futuro começa agora”, como se recandidata para à liderança da Liga Dos Bombeiros Portugueses.

Entende-se que O Sr. Duarte caldeira foi um elemento importante durante décadas na liderança dos Bombeiros Portugueses, mas nos últimos anos tem efectuado um péssimo trabalho na frente da LBP, uma pessoa que não tem capacidade para dirigir um órgão demasiado importante como é a LBP, que perdeu a força condutora e de inovar, uma voz apagada e conformada, sem capacidade de reivindicar quer o que seja, que cede facilmente a pressões exteriores e interiores.

Como não existe mais nenhuma lista (pelo menos nada tem sido divulgado sobre a existência de outra lista), a LBP será liderada por mais 3 anos por este senhor, senhor que no ano passado tinha afirmado que não se recandidatava, que levou a clamação dos Bombeiros, que viam a saída do deste senhor como o renascer das cinzas dos Bombeiros portugueses.

sexta-feira, setembro 05, 2008

Uns prendem outros libertam


Depois de umas merecidas férias por paraísos naturais, não imaginava o que se estava a passar em Portugal, tinha visto na TV fora de Portugal a polícia portuguesa matar um assaltante de um banco a tiro, porque normalmente é ao contrário, mas nunca imaginava que Portugal estivesse ao saque.

Os agentes de autoridade não conseguem combater o crime, e a falta de efectivo policiais e de meios é notória, muitos deles andam a brincar aos Bombeiros outros a fazer tudo menos de agentes de autoridade, como agravante dos juízes portugueses andarem a brincar com a justiça, e se já é difícil apanharem os bandidos, mais difícil é conseguir que os juízes os mantenham presos, porque se uns prendem outros libertam, porque transformaram as prisões em condomínios, e já não há lugar para todos.

Com este impasse entre os nossos serviços de segurança e a nossa justiça, dificilmente se consegue voltar a ter segurança no país.

Com isto tudo, o medo e a insegurança está a tomar conta dos cidadãos portugueses, e não tenho reparado em nenhuma medida política para fazer frente a esse grave problema, preocupam-se mais com a fiscalização do trânsito e proteger as empresas petrolíferas e as entidades bancárias dos ladroes, onde dificilmente percebo quem rouba mais, os ladrões ou os protegidos.